ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, SEGUNDA  07    CAMPO GRANDE 21º

Meio Ambiente

Na linha de frente, brigadistas cobram financiamento em encontro inédito

Evento representou um marco na articulação nacional das brigadas comunitárias e voluntárias

Por Inara Silva | 07/07/2025 15:55
Na linha de frente, brigadistas cobram financiamento em encontro inédito
Brigadisas são peças fundamentais no combate aos incêndios no Pantanal (Foto: Instituto do Homem Pantaneiro)

Mato Grosso do Sul teve três representantes no  Brigadas em Rede – Encontro de Fortalecimento e Articulação entre Brigadas Voluntárias e Comunitárias, realizado em Brasília. Esta foi a primeira vez que um evento do tipo foi realizado reunindo 120 brigadistas voluntários de todo o Brasil para articular experiências, soluções locais e defender mais financiamento para a proteção de biomas.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Mato Grosso do Sul foi representado por três brigadistas no "Brigadas em Rede", encontro inédito realizado em Brasília, que reuniu 120 voluntários de todo o Brasil. O evento, promovido pelo Fundo Casa Socioambiental, visou fortalecer a articulação entre brigadas e discutir financiamento para a proteção de biomas, em meio a emergências climáticas. Os representantes do estado, Fernando Louveira, Fernanda Cano e Júlio César Bairros, destacaram a importância do reconhecimento das brigadas comunitárias. Louveira enfatizou a necessidade de financiamento contínuo para garantir a eficácia das iniciativas de combate a incêndios florestais, enquanto Cano mencionou a formação de brigadas em municípios do Pantanal.

Na pauta do encontro foram discutidos temas como: a importância das brigadas e questões específicas, como o papel da mulheres, além d Política Nacional de Manejo Integrado de Fogo e a busca por financiamento para  sustentabilidade das brigadas.

O encontro, organizado pelo Fundo Casa Socioambiental, ocorre em meio às emergências climáticas e à proximidade da COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025) que será realizada em novembro no Brasil. Segundo a assessoria de imprensa do Fundo Casa, a ação inédita foi realizada para articular nacionalmente e fortalecer o trabalho das pessoas que estão na linha de frente da proteção dos biomas brasileiros.

Entre os representantes do Estado, estavam Fernando de Almeida Louveira, da Fundação Neotrópica; Fernanda Cano, da Ecologia em Ação; e Júlio César Bairros Miranda, da Área de Proteção Ambiental Baía Negra. Todos os convidados atuam com a formação de brigadistas voluntários em Mato Grosso do Sul.

Na linha de frente, brigadistas cobram financiamento em encontro inédito
Brigadistas de todo o Brasil participam de encontro inédito em Brasília (Foto: Ecoa)

Formação de brigadas

Fernando Louveira, por exemplo, coordenou o projeto de formação de brigada na reserva biológica em Miranda, no Pantanal. O treinamento foi realizado pelo PrevFogo e o Corpo de Bombeiros do Estado e formou 15 pessoas para atuar no combate aos incêndios florestais  Nova formação deve ser promovida em breve por conta da proximidade dos picos de incêndios florestais, trabalho com voluntários que necessita de financiamentos e equipamentos.

Segundo Fernando, a Fundação Neotrópica do Brasil foi convidada a participar do encontro em Brasília por conta da parceria com o Funbio (Fundo Brasileiro para a Biodiversidade). Para ele, “o momento simbolizou um passo importante rumo ao reconhecimento e valorização das brigadas comunitárias, mas também lança um alerta: sem financiamento contínuo e direto para essas iniciativas, não há solução duradoura para proteger os nossos biomas”.

A Ecoa, segundo Fernanda Cano, criou e mantém 23 brigadas voluntárias e comunitárias em diversos municípios do Pantanal, envolvendo populações indígenas e ribeirinhas nas cidades de Miranda, Nioaque e Corumbá. Ainda em julho, a entidade deve fazer nova formação em Miranda com o apoio do PrevFogo. O treinamento foi viabilizado com recursos captados junto à Fundação Casa Ambiental.

Brigadas em Rede – Encontro de Fortalecimento e Articulação entre Brigadas Voluntárias e Comunitárias foi realizado, de 1º e 3 de julho, na Casa Dom Luciano, no Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília. Organizado pelo Fundo Casa Socioambiental teve parceria com a RNBV (Rede Nacional de Brigadas Voluntárias), ISPN (Instituto Sociedade, População e Natureza), IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), Programa Copaíbas – FUNBIO e outros parceiros, o encontro representou um marco na articulação nacional das brigadas comunitárias e voluntárias.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


Nos siga no Google Notícias