Chuvarada foi insuficiente para vencer calor de MS, diz meteorologista
Natálio Abrahão aponta que Estado está com pluviômetro dividido entre estiagem e chuva
Apesar de alguns municípios terem registrado precipitações, a chuva neste sábado foi insuficiente para vencer o calor de Mato Grosso do Sul. Em Cassilândia, por exemplo, até a tarde deste sábado (11), choveu 40,4 mm. Em 10 dias, o total acumulado no município é de 132,2 mm, conforme informa o meteorologista Natálio Abrahão.
Já em Campo Grande, a chuva foi “modesta”, com registro de 1,2 mm durante a madrugada, insuficiente para conter o calor intenso que marcou este sábado (11), com máxima de 34,4°C ao longo do dia.
Enquanto isso, outras cidades do estado enfrentaram temperaturas elevadas, como Porto Murtinho, que liderou o ranking com 38,9°C, seguido por Três Lagoas (37,6°C) e Bonito (37,5°C). Apesar do calor predominante, a previsão para os próximos dias aponta para mais pancadas de chuva, especialmente no norte e leste do estado.
Segundo Abrahão, Mato Grosso do Sul, está com pluviômetro dividido entre seca e chuva. “As chuvas estão ocorrendo ao norte do estado e estiagem ao sul. Têm locais que estão há 12 dias sem água”.
Chuva - A previsão para os próximos dias é de continuidade do calor, com possibilidade de chuvas isoladas, especialmente no norte e leste do estado. Na manhã deste sábado o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de chuvas intensas para 34 cidades de Mato Grosso do Sul.
O aviso, com grau de severidade classificado como "perigo potencial", segue até o domingo (12), às 12h. Durante o período, as regiões afetadas podem enfrentar chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos fortes que podem atingir de 40 a 60 km/h.
As cidades colocadas em alerta são: Água Clara, Alcinópolis, Anastácio, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Camapuã, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim.
Além delas, Dois Irmãos do Buriti, Figueirão, Inocência, Jaraguari, Ladário, Miranda, Nioaque, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sidrolândia, Sonora, Terenos e Três Lagoas.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.