ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  15    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Cidade de MS registra quase 42°C e é a mais quente do Brasil

A previsão é que bolha de calor permaneça pelos próximos dias no Estado

Por Aline dos Santos | 12/01/2025 11:46


Cidade de MS registra quase 42°C e é a mais quente do Brasil
Sol que doura as águas do Rio Paraguai também garante o calorão em Porto Murtinho. (Foto: Henrique Kawaminami)

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Porto Murtinho, localizada na fronteira com o Paraguai, é a cidade mais quente do Brasil, com temperaturas registradas de até 41,8ºC. Desde o início de 2025, a cidade tem se destacado no ranking de calor, especialmente devido à ausência de nebulosidade e chuvas, que têm permitido longas horas de sol intenso. Essa situação deve persistir, com a umidade do ar permanecendo abaixo do normal e a previsão de chuvas escassas até pelo menos 15 de janeiro, resultando em uma bolha de calor na região.

Porto Murtinho, na fronteira com o Paraguai, é líder no quesito de cidade mais quente do Brasil. Na última sexta-feira (dia 10), o registro do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) foi de exatos 41,8ºC.

No primeiro dia de 2025, a cidade de Mato Grosso do Sul já teve a maior temperatura do País, com 39,2ºC.

Depois, entre os dias 2 e 6 perdeu a liderança para municípios da região Nordeste. Porém, desde segunda-feira lidera o ranking nacional do calor.

De acordo com o Climatempo, a falta de nebulosidade e de chuva permitem que regiões de Mato Grosso do Sul tenham logas horas de sol forte nesses últimos dias. Desta forma, o ar se aquece muito acima do normal.

A chuva e a nebulosidade são importantes reguladores da temperatura diária do ar. Contudo, pelo menos até 15 de janeiro, o nível de umidade no ar deve continuar abaixo do normal e a chuva vai permanecer escassa no Estado. Portanto, vai persistir a bolha de calor.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias