ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, SEXTA  05    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Considerado raro, primo colorido do tucano é visto na Base Aérea

Militar registrou o momento em que casal de Araçaris-castanhos pousou sobre carro

Por Gustavo Bonotto | 04/09/2025 23:12

Um casal de araçaris-castanhos, aves raras que lembram tucanos coloridos, apareceu nesta quinta-feira (4) em casas próximas à Base Aérea de Campo Grande. A militar Raíza Borges registrou o momento em vídeo quando os pássaros pousaram sobre seu carro. “São muito mansinhos; tirei fotos de bem pertinho e eles não voaram”, contou.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Araçaris-castanhos, aves raras semelhantes a tucanos, foram avistados em residências próximas à Base Aérea de Campo Grande. Uma moradora registrou a presença das aves, que pousaram em seu carro. A espécie, conhecida por seu bico fino e cores vibrantes, habita áreas de mata preservada e se alimenta de frutas, insetos e sementes.A aparição incomum dos araçaris perto de residências indica a preservação do habitat natural na região da Base Aérea, que abriga uma extensa área verde. O casal de aves continua frequentando o local, encantando moradores e observadores de pássaros. A presença deles reforça a importância da conservação ambiental para a manutenção da biodiversidade local.

Conforme o setor de biologia da UFPR (Universidade Federal do Paraná), as aves são parentes próximas dos tucanos comuns, mas menores e mais coloridas. A espécie se diferencia pelo bico mais fino e pelas cores vibrantes, que vão do castanho ao amarelo. Vivem em áreas de mata preservada e se alimentam de frutas, insetos e pequenas sementes.

Raíza trabalha na Base Aérea, onde há uma grande área preservada. “Lá tem sempre muitos animais, mas esses começaram a aparecer agora”, disse. Ela gravou os vídeos às 7h da manhã e aprovou o uso das imagens para registro. “Achei curioso, parecia que eles vinham mostrar o território deles para a gente”, brincou.

A aparição dos araçaris-castanhos perto de residências é incomum, conforme a universidade. Observadores de aves destacam que esse registro indica a preservação do habitat natural. “É uma surpresa e um encanto ver esses primos do tucano bem aqui, tão pertinho da gente. Eles são como primos coloridos do tucano. Uma gracinha”, brincou Raíza.

O casal segue visitando a região da Base Aérea, chamando a atenção de moradores e apaixonados por aves.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.