ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  06    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Construção de ponte em Jaraguari é alvo de inquérito do MPMS

Obra pode ter causado dano ambiental no local conhecido como "ponte do rio Azuzinho"

Por Kamila Alcântara | 06/05/2025 16:55
Construção de ponte em Jaraguari é alvo de inquérito do MPMS
Foto do local que passou pela obra, anexado ao Inquérito Civil (Foto: Reprodução)

A 1ª Promotoria de Justiça de Bandeirantes instaurou um inquérito civil para investigar um possível dano ambiental em uma área conhecida como “ponte do rio Azuzinho”, atribuída a obras realizadas pela Prefeitura de Jaraguari.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A 1ª Promotoria de Justiça de Bandeirantes instaurou um inquérito civil para investigar danos ambientais relacionados à construção de uma ponte no assentamento Furnas do Rincão, em Jaraguari. A obra, atribuída à Prefeitura, teria alterado o curso do rio Azuzinho e causado impactos ainda não especificados. A prefeitura foi notificada, mas não respondeu ao MPMS. Um laudo técnico da Polícia Militar Ambiental também não foi enviado. Com a falta de respostas, o MP concedeu mais 20 dias para a continuidade das investigações, enquanto a Secretaria Municipal de Governo se informa sobre o caso.

Segundo a portaria publicada no Diário Oficial do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), desta terça-feira (6), a ponte está localizada no assentamento Furnas do Rincão, às margens da rodovia MS-010. A construção teria alterado o curso natural do rio e provocado outros impactos ambientais, ainda não detalhados nos autos.

O documento aponta que a prefeitura foi oficialmente notificada para prestar esclarecimentos, mas não respondeu. Também foi solicitado um laudo técnico à Polícia Militar Ambiental, que, até o momento, não enviou retorno.

Diante da falta de respostas e do fim dos prazos legais, o MP concedeu mais 20 dias para dar continuidade às investigações. Nesse período, o município e a Polícia Ambiental devem ser acionados novamente para apurar a situação no local.

Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Governo de Jaraguari informou que essa situação aconteceu na gestão passada e que o jurídico atual já foi destacado para atender todas as demandas da Promotoria. Também informaram que, se comprovado danos no leito do rio, vão apresentar estratégias de recuperação.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias