ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Defesa Civil lança sistema de alertas para incêndios florestais no Centro-Oeste

Por Angela Kempfer | 23/09/2025 17:28
Defesa Civil lança sistema de alertas para incêndios florestais no Centro-Oeste
Defesa Civil Alerta pode ser acionado em incêndios florestais no Centro-Oeste (Foto: Agência Brasil)

A população do Centro-Oeste contará, a partir do próximo sábado (27), com uma nova tecnologia para receber alertas de desastres naturais. O Defesa Civil Alerta será acionado em situações de risco, como os incêndios florestais que marcam o período de seca na região.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Novo sistema de alertas para desastres naturais chega ao Centro-Oeste. A partir de sábado (27), a população da região receberá avisos em seus celulares sobre riscos iminentes, como incêndios florestais, comuns no período de seca. O serviço gratuito, chamado Defesa Civil Alerta, funciona em aparelhos Android e iOS (a partir de 2020) com conexão 4G ou 5G, mesmo que estejam utilizando apenas Wi-Fi.Desenvolvido pela Anatel e pelo Ministério das Comunicações, o sistema enviará mensagens de texto e avisos sonoros, inclusive com o celular no modo silencioso, em casos de perigo. Os alertas são classificados como "severo", para riscos como chuvas fortes, e "extremo", para situações de perigo imediato à vida. A Defesa Civil local define o conteúdo e o momento do envio. O sistema complementa canais como SMS e WhatsApp, buscando ampliar a prevenção e agilizar a proteção da população.

O sistema envia mensagens de texto e avisos sonoros diretamente para celulares em áreas de perigo iminente. Os alertas aparecem em destaque na tela e podem soar mesmo com o aparelho no modo silencioso. O serviço é gratuito, não exige cadastro e funciona em celulares compatíveis (Android e iOS lançados a partir de 2020), desde que conectados a redes 4G ou 5G. A mensagem é recebida mesmo quando o aparelho está ligado apenas ao Wi-Fi.

Criado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em parceria com o Ministério das Comunicações (MCom), o recurso foi desenvolvido a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, o objetivo é ampliar a prevenção e salvar vidas.

“Se temos uma informação precisa, transmitimos uma mensagem mais precisa também. Assim, a comunidade estará mais preparada para lidar com o alerta recebido”, afirmou o ministro.

O coordenador-geral de Monitoramento e Alerta do Cenad, Tiago Molina Schnorr, destacou a relevância da ferramenta para estados que sofrem com queimadas.

“Se houver um incêndio crítico, com risco de atingir determinada localidade, e for necessário proteger a população ou realizar evacuação, o sistema poderá ser acionado imediatamente”, explicou.

Como funciona

O conteúdo e o momento de envio das mensagens são definidos pelas defesas civis locais e transmitidos pela Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap), plataforma do MIDR. O sistema complementa outros canais já existentes, como SMS, TV por assinatura, WhatsApp, Telegram e Google Public Alerts.

Tipos de alerta

A Defesa Civil emite dois níveis de aviso:

  • Severo – indica a necessidade de ações preventivas, como risco de chuvas fortes, deslizamentos ou alagamentos. O celular emite um sinal sonoro discreto e a tela fica bloqueada até que o usuário feche a notificação.

  • Extremo – utilizado em situações de risco grave e imediato para a vida e o patrimônio. O alerta emite um som contínuo, mesmo em modo silencioso, e congela a tela do celular até a notificação ser encerrada pelo usuário. Essa configuração não pode ser desativada.

Com a entrada em operação no Centro-Oeste, o Defesa Civil Alerta amplia o alcance da estratégia nacional de prevenção de desastres, buscando oferecer mais segurança e agilidade na proteção da população.