Drive Thru na Afonso Pena arrecada 5 toneladas de materiais recicláveis
Eletrônicos, medicamento vencido e vidro foram os materiais mais descartados na ação
O 8º Drive Thru da Reciclagem arrecadou 5 toneladas de resíduos. Essa foi a edição com o maior volume de material durante os três dias do evento. Material eletrônico, medicamentos vencidos e vidro foram os produtos com mais descartes. As caçambas estavam na Avenida Afonso Pena, próximo ao Bioparque, em Campo Grande.
O evento foi promovido pela FAC (Fundo de Apoio à Aprendizagem) e acontece desde 2020. De acordo com a coordenadora-geral do FAC, uma nova edição está prevista para acontecer no mês de junho. "O drive thru da reciclagem é sempre um sucesso", afirmou.
Os eletrônicos somaram quase 3 mil kg do total arrecadado. O segundo tipo de produto com mais volume foi o vidro, com 990 kg. O papel, papelão, latinha e plásticos somaram cerca de uma tonelada. Em relação aos medicamentos vencidos, foram 236 kg.
Além desses itens, 63 litros de óleo usado na cozinha tiveram o descarte correto. Com todas as ações, foi possível preservar 107 milhões de litros de água. Desde a primeira edição, realizada em 2020, o Drive Thru da Reciclagem já destinou aproximadamente 31 toneladas de resíduos para os descartes corretos.
Importância da reciclagem - De acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente, o Brasil produz cerca de 79 milhões de toneladas de resíduos por ano, sendo que apenas 3% desse total é reciclado. Vale destacar que o descarte inadequado de resíduos pode causar impactos negativos no meio ambiente, como a contaminação do solo e da água, além da poluição do ar.
Outra vantagem da reciclagem é a economia de recursos naturais. Ao transformar materiais descartados em novos produtos, evita-se a extração de matérias-primas, como minérios e petróleo, por exemplo. Dessa forma, a prática contribui para a preservação dos recursos naturais e para a sustentabilidade do planeta.