ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, SEXTA  04    CAMPO GRANDE 32º

Meio Ambiente

Eleição da bicharada tem ‘Dona Anta’ organizando urnas para sucuri votar

Projeto do Legislativo com livros infantis digitais da coleção “Cidadania é o Bicho” traz edição especial

Por Gabriela Couto | 04/10/2024 14:37
Ilustração mostra 'Dona Anta' organizando votação no Pantanal (Foto: Reprodução)
Ilustração mostra 'Dona Anta' organizando votação no Pantanal (Foto: Reprodução)

Uma edição especial da coleção “Cidade é o Bicho” traz toda a fauna pantaneira protagonizando, de forma lúdica, o processo democrático brasileiro. O livro infantil digital produzido pela Gerência de Site e Mídias Sociais, integrante da Secretaria de Comunicação Institucional da Assembleia Legislativa, já está disponível para toda população.

A história contada pela jornalista Glaucia Jandre e ilustrado por Luciana Kawassaki, mostra para as criança como os animais se mobilizaram para conseguir eleger representantes após os incêndios de 2020, que destruiu parte da vegetação e matou animais e aves.

A autora do livro fala como surgiu a ideia para o livro digital. “O trabalho diário no meio político nos leva a refletir sobre a importância deste momento democrático que acontece de dois em dois anos em nosso país e a refletir sobre nossas escolhas. Espero que o livro, de alguma maneira, alcance o coração das crianças para entender o processo do pleito eleitoral”, explicou Glaucia Jandre.

Tuiuiú votando no ipê amarelo (Foto: Ilustração)
Tuiuiú votando no ipê amarelo (Foto: Ilustração)

Eleição da bicharada- E os candidatos foram vários, alguns já conhecidos nas edições anteriores dos livros digitais da Coleção Cidadania é o Bicho.  O “Sr. Ipê”, que representou o bioma. Já os representantes da fauna pantaneira foram o “Jacaré”, o “Dourado”, “Dona Onça Pintada” e “Iguana”, “Ema”, outros ainda registraram sua candidatura.

Cada um deles defendendo uma área que conhecia bem: a legislação da pesca, os riscos de extinção de algumas espécies, a prevenção contra as queimadas em época de seca, e a diversidade que a fauna e flora possuem. E no fim, após o registro de voto nos lugares que iam do Rio Paraguai até os campos, com a organização da “Dona Anta”, o resultado foi a eleição de um plenário preparado para a defesa dos interesses de todo o Pantanal sul-mato-grossense.

A agitação na planície pantaneira promoveu ação que resulta em cidadania pura. É por meio do voto em quem batalha por causas de interesse geral e particulares que é possível conquistar desenvolvimento e evolução para nossas cidades, estados e para todo o Brasil. Confira o livro abaixo: Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


Nos siga no Google Notícias