Fogo destrói ninho e filhotes de tuiuiús são resgatados no Pantanal
Em meio às chamas, agonizam todos os viventes: animais, árvores e homens
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Pantanal enfrenta uma grave crise ambiental, com incêndios devastadores na Serra do Amolar, em Corumbá. Recentemente, brigadistas resgataram três filhotes de tuiuiús, aves emblemáticas da região, após o ninho ser atingido pelas chamas. Os filhotes foram levados para a RPPN Acurizal e, posteriormente, transportados para Corumbá com a ajuda do Ibama. Essa tragédia se agrava, pois é a segunda vez em quatro anos que o bioma sofre com incêndios, destacando a urgência de ações de proteção à fauna e flora local, que estão em risco iminente.
O Pantanal em chamas segue produzindo cenas tristes na Serra do Amolar, em Corumbá, na divisa com Mato Grosso. Ontem (18), brigadistas que atuavam no combate ao fogo, na comunidade ribeirinha Barra do São Lourenço, resgataram três filhotes de tuiuiús, aves símbolos do bioma conhecido pela beleza e por ser a maior planície alagável do mundo.
Com o avanço das chamas, numa abrupta mudança da direção do vento, o ninho que era o lar das aves foi atingido. Os primeiros socorros foram prestados por brigadista, com apoio a distância de médicas-veterinárias do IHP (Instituto Homem Pantaneiro).
“Há cerca de dois dias, a Brigada Alto Pantanal identificou um ninho de tuiuiús e durante o monitoramento, com uso de drones, constatou a presença de três filhotes. Foi observado que o fogo estava se aproximando rapidamente, o que representava risco iminente ao ninho”, relata a veterinária Franciele Oliveira, em vídeo divulgado pelo IHP.
Ela afirma que a brigada de combate concentrou esforços para a proteção do ninho, mas a árvore acabou sendo atingida pelo fogo. “Em uma ação rápida, os brigadistas, recém-treinados em noções básicas de resgate animal, agiram rapidamente para salvá-los”, diz Franciele.
Os filhotes foram levados para a base localizada na RPPN Acurizal (Reserva Particular do Patrimônio Natural), ainda na Serra do Amolar. Hoje, os filhotes foram levados para a cidade de Corumbá no helicóptero do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Contudo, um filhote morreu neste sábado.
O Gretap (Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal), especializado em salvamento da fauna silvestre, atuou no resgate. A equipe foi formada por veterinários do IHP, Ibama e UCDB (Universidade Católica Dom Bosco).
Vídeo mostra parte do transporte por terra, com os filhotes de tuiuiú enfaixados. O bioma vive a segunda tragédia em quatro anos. A primeira temporada do fogo foi em 2020. Agora, 2024 se mostra com um quadro ainda mais crítico. No Pantanal em chamas, agonizam todos os viventes: animais, árvores e ser humano.
Matéria editada às 15h44 para acréscimo da informação de que um dos filhotes não sobreviveu.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.