ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Helicóptero que leva até 19 pessoas vai ajudar a combater incêndios no Pantanal

Ibama contratou serviços de empresa de Portugal para alugar aeronave por seis meses

Por Cassia Modena | 24/08/2024 08:52
O Airbus H225 em operação; diferencial será transporte de mais brigadistas a cada viagem, além do transporte de água (Foto: Divulgação/Imprensa/OHI)
O Airbus H225 em operação; diferencial será transporte de mais brigadistas a cada viagem, além do transporte de água (Foto: Divulgação/Imprensa/OHI)

Um helicóptero que pode transportar até 19 pessoas e carregar 3 mil litros de água será a nova aposta para combater com mais eficiência os incêndios florestais no Pantanal. Ele vai voar a partir de setembro, em Mato Grosso do Sul.

Coordenador do PrevFogo, grupo focado no combate aos incêndios florestais do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis), Márcio Yule explica que dois contratos foram firmados entre a pasta federal e a empresa Omni Helicopters International (OHI), de Portugal, para reforçar as operações no ar.

Um deles garante o aluguel de aeronaves menores, que já estão sendo usadas para apagarem o fogo nas áreas florestais do bioma. O outro é para o helicóptero que chega no próximo mês, o Airbus H225.

"O helicóptero de grande porte possibilitará ganho de eficiência, passando do transporte de apenas quatro brigadistas por viagem para 19, permitindo maior tempo de ação nas linhas de combate do fogo. A maior capacidade de transporte de água também será uma importante melhoria, aumentando em cinco vezes a capacidade de cada lançamento”, destacou Jair Schmitt, Diretor de Proteção Ambiental do Ibama.

Duração do contrato - O período de início das operações coincidem com o de mais alto risco de incêndios no Pantanal, sendo setembro o auge da estação seca. A estiagem costuma se estender até outubro no bioma.

Segundo material divulgado pela Omni no Brasil, o contrato para aluguel terá duração de seis meses. Mais detalhes ainda não estão disponíveis no Portal da Transparência do Governo Federal. A reportagem questionou a assessoria de imprensa do Ibama sobre o valor da contratação e aguarda retorno.

O Airbus também deverá ser usado no combate às queimadas na região amazônica, informou ainda a Omni.

Equipe da empresa formada por piloto, copiloto, mecânicos e mestres de carga trabalharão em conjunto com os brigadistas do Ibama.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


Nos siga no Google Notícias