Inmet faz alerta de risco de tempestade com queda de granizo em 13 cidades
Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) colocou 13 cidades de Mato Grosso do Sul em alerta de tempestade com chuva de 20 a 50 mm (milímetros) em 24 horas, ventos intensos (de 40 a 60 km/h) e queda de granizo.
Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos. O aviso foi emitido às 10h de hoje e termina amanhã. Para evitar transtornos durante a chuva, veja algumas orientação encaminhadas pelo Inmet.
Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétrica. Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
As cidades que devem ficar em alerta são: Amambai, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Laguna Carapã, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas e Tacuru.
Mudança do tempo - Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso Sul), o tempo começa a mudar a partir de hoje com o avanço de cavados e intenso fluxo de calor e umidade.
A combinação destes fatores, além da aproximação de uma nova frente fria, deve favorecer a formação de instabilidades atmosféricas (chuva) para a região sul do Estado (Dourados e Ponta Porã). Após a passagem da frente fria, a próxima semana será de queda acentuada das temperaturas, com valores que devem variar entre 10°C e 12°C.