ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEXTA  27    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Meteorologia prevê Réveillon chuvoso em Mato Grosso do Sul

Entre 31 de dezembro e 2 de janeiro há chance de tempestades, rajadas de vento e grandes volumes de chuva

Por Cassia Modena | 26/12/2024 15:34
Nuvens de chuva no céu de Campo Grande (Foto: Osmar Veiga/Arquivo)
Nuvens de chuva no céu de Campo Grande (Foto: Osmar Veiga/Arquivo)

A passagem de 2024 para 2025 deve ser marcada por muita chuva em Mato Grosso do Sul, conforme previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima no Estado).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Cemtec prevê chuvas intensas em Mato Grosso do Sul entre 31 de dezembro de 2024 e 2 de janeiro de 2025, com possibilidade de acumulados de até 90 milímetros, podendo chegar a tempestades em áreas pontuais. A região norte deve ser mais afetada, enquanto outras áreas terão chuvas mais irregulares. A tendência é de que as chuvas continuem volumosas no início de janeiro, com previsão de acumulados entre 50 e 175 milímetros entre os dias 3 e 11.

O que indica essa situação é a ocorrência de área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai e Argentina e o transporte de calor e umidade. "Ainda, o aquecimento diurno e deslocamento de cavados em médios níveis da atmosfera favorecem a formação de instabilidades atmosféricas no estado de Mato Grosso do Sul", acrescenta o centro meteorológico estadual.

Deve chover em todas as regiões do Estado entre 31 de dezembro e 2 de janeiro, segundo os mapas de previsão do Cemtec. O Réveillon e o segundo dia do novo ano podem acumular significativos 90 milímetros de precipitação.

Em áreas pontuais, podem ocorrer chuvas mais fortes e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, alerta o centro.

Segundo a Climatempo, as precipitações mais volumosas serão concentradas na faixa norte do Estado, próxima às divisas com Mato Grosso e Goiás, que abrange cidades como Coxim, Sonora, Costa Rica a São Gabriel do Oeste. Nas demais regiões de Mato Grosso do Sul, a chuva tende a ser mais irregular e com menor intensidade.

Com a aproximação das datas, as previsões poderão sofrer alterações.

Mais chuva ainda - Tendência meteorológica analisada também pelo Cemtec indica volume de precipitação ainda maior em Mato Grosso do Sul a partir do 3º dia de 2025.

De 3 a 11 de janeiro, há possibilidade de acumulados de chuvas entre 50 e 175 milímetros.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias