Dezembro pode encerrar como 11º mês de chuva abaixo do normal em 2024
Ano de seca está difícil: até agora, abril foi o único mês a atingir e superar a expectativa em Campo Grande
Até agora, apenas abril teve chuva dentro do normal em Campo Grande, em 2024. Dezembro pode não ser outra exceção, fechando o ano como o 11º mês com déficit de precipitação.
Estão previstas chuvas para ainda hoje (24), Natal (25) e a quinta-feira (26) na Capital. Já a sexta-feira (27) e o sábado (28) devem ser de muitas nuvens, segundo a previsão semanal do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
O balanço de chuvas nos primeiros 15 dias de dezembro na Capital, feito pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), aponta que Campo Grande "deve" 60% de chuva ainda para alcançar, até o dia 31, a média esperada para todo o mês: 206 milímetros.
No último boletim mensal sobre o clima em Campo Grande, o Inmet apontou que novembro recebeu -40% chuvas do que a média histórica do mês. Além disso, o calor foi 1,1ºC mais intenso que o esperado.
Até a manhã do dia 19 (a última quinta-feira), o déficit anual de chuvas em Campo Grande era de −745,9 milímetros até a manhã desta quinta-feira (19). O normal é chover 1.455,3 milímetros em todo o ano, conforme a média histórica calculada com dados de 1981 a 2010. Os dados foram informados pelo meteorologista Vinícius Sperling, do Cemtec.
Verão - De acordo com prognóstico do centro para os meses de janeiro a março, o período deve ter "chuvas tendendo abaixo da média de forma geral, mas o que provavelmente vai predominar, é a irregularidade das chuvas" em Mato Grosso do Sul, continua Sperling.
Ele acrescenta que, caso chova dentro da média, deverá ser insuficiente para reverter o cenário de seca.
Falta de chuvas - Ainda de acordo com os dados do Inmet, os valores negativos de chuva já verificados em 2024, em Campo Grande, são: -59% (janeiro), -41% (fevereiro), -91% (março), -76% (maio), -100% (junho), -82% (julho), -8% (agosto), -32% (setembro) e -51% (outubro).
O abril solitário até então, teve 55% de chuva a mais que o esperado para o período.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.