ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, QUARTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Dezembro pode encerrar como 11º mês de chuva abaixo do normal em 2024

Ano de seca está difícil: até agora, abril foi o único mês a atingir e superar a expectativa em Campo Grande

Por Cassia Modena | 24/12/2024 11:45
Campo Grande amanheceu com faixa de nuvens escuras nesta véspera de Natal (Foto: Henrique Kawaminami)
Campo Grande amanheceu com faixa de nuvens escuras nesta véspera de Natal (Foto: Henrique Kawaminami)

Até agora, apenas abril teve chuva dentro do normal em Campo Grande, em 2024. Dezembro pode não ser outra exceção, fechando o ano como o 11º mês com déficit de precipitação.

Estão previstas chuvas para ainda hoje (24), Natal (25) e a quinta-feira (26) na Capital. Já a sexta-feira (27) e o sábado (28) devem ser de muitas nuvens, segundo a previsão semanal do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

O balanço de chuvas nos primeiros 15 dias de dezembro na Capital, feito pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), aponta que Campo Grande "deve" 60% de chuva ainda para alcançar, até o dia 31, a média esperada para todo o mês: 206 milímetros.

No último boletim mensal sobre o clima em Campo Grande, o Inmet apontou que novembro recebeu -40% chuvas do que a média histórica do mês. Além disso, o calor foi 1,1ºC mais intenso que o esperado.

Até a manhã do dia 19 (a última quinta-feira), o déficit anual de chuvas em Campo Grande era de −745,9 milímetros até a manhã desta quinta-feira (19). O normal é chover 1.455,3 milímetros em todo o ano, conforme a média histórica calculada com dados de 1981 a 2010. Os dados foram informados pelo meteorologista Vinícius Sperling, do Cemtec.

Verão - De acordo com prognóstico do centro para os meses de janeiro a março, o período deve ter "chuvas tendendo abaixo da média de forma geral, mas o que provavelmente vai predominar, é a irregularidade das chuvas" em Mato Grosso do Sul, continua Sperling.

Ele acrescenta que, caso chova dentro da média, deverá ser insuficiente para reverter o cenário de seca.

Falta de chuvas - Ainda de acordo com os dados do Inmet, os valores negativos de chuva já verificados em 2024, em Campo Grande, são: -59% (janeiro), -41% (fevereiro), -91% (março), -76% (maio), -100% (junho), -82% (julho), -8% (agosto), -32% (setembro) e -51% (outubro).

O abril solitário até então, teve 55% de chuva a mais que o esperado para o período.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


Nos siga no Google Notícias