ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, TERÇA  11    CAMPO GRANDE 33º

Meio Ambiente

Modelo de florestas urbanas de Campo Grande será apresentado na COP30

Representante municipal do meio ambiente foi convidada para falar sobre a arborização da cidade

Por Kamila Alcântara | 11/11/2025 15:44
Modelo de florestas urbanas de Campo Grande será apresentado na COP30
Árvores às margens do Córrego Prosa, na Avenida Ricardo Brandão, região central de Campo Grande (Foto: Osmar Veiga)

Os vários títulos de "Cidade Árvore do Mundo" rendeu mais um fruto: o modelo de arborização urbana de Campo Grande será apresentado em um dos painéis da COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), realizada em Belém (PA). A rodada de conversa “Florestas urbanas no foco das NDC: uma infraestrutura essencial para moldar a resiliência das cidades no sul global” está marcada para a manhã da próxima segunda-feira (17).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Campo Grande apresentará seu modelo de arborização urbana na COP30, em Belém (PA). A auditora fiscal de meio ambiente, Silvia Rahe Pereira, compartilhará as políticas e resultados obtidos pela gestão municipal durante o painel "Florestas urbanas no foco das NDC", na próxima segunda-feira.O convite, feito pela USP em parceria com a Secretaria-Geral da Presidência, reconhece o trabalho desenvolvido pela capital sul-mato-grossense. Entre as iniciativas destacam-se o Projeto Via Verde, o Viveiro Municipal "Flora do Cerrado" e a implementação da Regra 3-30-300, diretriz internacional de cobertura arbórea.

Quem vai apresentar as ações da Capital é a auditora fiscal de meio ambiente, Silvia Rahe Pereira. Ela foi convidada como painelista para compartilhar o modelo de governança, planejamento e resultados obtidos com as políticas de arborização urbana desenvolvidas pela gestão municipal.

De acordo com a Prefeitura, esse convite foi feito pela USP (Universidade de São Paulo), responsável pela proposta do painel em parceria com a Secretaria-Geral da Presidência da República, em reconhecimento ao trabalho de referência desenvolvido por Campo Grande na governança e no planejamento técnico da arborização urbana.

Para Silvia, participar da COP30 é uma oportunidade de mostrar para o mundo o que é feito aqui. "Campo Grande demonstra que investir na floresta urbana é investir na qualidade de vida, na saúde e na resiliência das cidades. Nosso modelo de governança combina base legal sólida, equipe técnica qualificada, participação social e integração com as políticas de desenvolvimento urbano”, disse.

Ainda segundo ela, serão apresentados dados técnicos e resultados alcançados pelas ações desenvolvidas pela Prefeitura, como o Projeto Via Verde, que realiza plantios em larga escala priorizando bairros mais vulneráveis, e o Viveiro Municipal “Flora do Cerrado”, responsável pela produção e distribuição de mudas nativas e frutíferas, incentivando o envolvimento da população no plantio e cuidado com o verde urbano.

Entre as inovações incorporadas está a Regra 3-30-300, diretriz internacional que estabelece que cada morador deve ver pelo menos três árvores de sua residência, viver em um bairro com 30% de cobertura arbórea e estar a no máximo 300 metros de uma área verde pública.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.