MS deve receber mais 40 bombeiros da Força Nacional até o fim de maio
Efetivo participará da Operação Pantanal 2025, durante a preparação para a chegada da seca
Até o fim de maio, Mato Grosso do Sul deve receber o reforço de mais 40 bombeiros da Força Nacional para atuar na Operação Pantanal, que tem como foco a prevenção e o combate aos incêndios florestais. Atualmente, o Estado já conta com dez profissionais atuando em Corumbá.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Na última semana de abril, representantes da Força Nacional de Segurança Pública estiveram no Estado para uma reunião com o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros de MS, coronel Adriano Noleto Rampazo, e com o subdiretor da Diretoria de Proteção Ambiental da corporação, major Eduardo Rachid Teixeira.
Durante o encontro, foram alinhadas estratégias operacionais e discutida a integração das equipes, etapa considerada essencial na preparação para o período de estiagem. Segundo o coronel Rampazo, a ação é “fundamental para a integração das equipes que atuam em campo”.
O coronel Raimundo Ramos Junior, da Força Nacional, que já está em MS junto a outros nove integrantes da corporação, afirma que o objetivo é acompanhar de perto toda a fase de preparação para a chegada da seca.
“Nossa meta é que, até o final do mês de maio, a gente esteja com um efetivo de 50 bombeiros para apoiar todo o trabalho do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, inclusive nas atividades que antecedem o combate propriamente dito, o que inclui formação de brigadas e todo esse trabalho de preparação que o CBMMS faz”, explicou.
A Força Nacional também deve disponibilizar de 10 a 12 viaturas, que serão usadas para a atuação e o deslocamento das equipes durante a Operação Pantanal.
Além disso, foi proposta a realização do Curso de Operações em Emergência de Desastres e do Curso de Busca, Resgate e Salvamento com Cães, em parceria com o Corpo de Bombeiros de MS. A colaboração inclui ainda treinamento e mobilização do efetivo, com recursos financeiros viabilizados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.
“Esse apoio é extremamente importante tanto para o Corpo de Bombeiros de MS quanto para a Operação Pantanal como um todo, porque, certamente, se antecipando e se preparando para os incêndios, a resposta será mais rápida e efetiva, garantindo mais equipes treinadas e preparadas para a fase de resposta”, finaliza o major Eduardo Rachid Teixeira.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.