ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Pantanal registra 460 focos de queimadas nas últimas 48 horas

Somente em Corumbá foram até o momento 340 focos de calor registrados, liderando o ranking nacional no período

Gabriel Neris | 31/10/2019 16:40
Céu do Pantanal sul-mato-grossense é tomado pela fumaça (Foto: Reprodução)
Céu do Pantanal sul-mato-grossense é tomado pela fumaça (Foto: Reprodução)

O número de queimadas em vegetação já chegou a 462 somente nas últimas 48 horas em toda a extensão do Pantanal sul-mato-grossense, de Aquidauana e Corumbá, de acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Somente em Corumbá foram até o momento 340 focos de calor registrados, liderando o ranking nacional no período. Em Miranda são 73 ocorrências, enquanto em Aquidauana foram mais 49. Somente neste ano Mato Grosso do Sul registrou 10.266 focos de queimadas, aumento de 382% em comparação com o ano passado.

Imagens aéreas mostram a dimensão do problema na região (assista abaixo). A fumaça toma conta do céu por toda extensão. Por baixo, em rodovias, motoristas enfrentam dificuldades em alguns trechos com a fumaça às margens, principalmente na BR-262, que liga Corumbá a Campo Grande. Não há trechos interditados, mas em alguns locais é necessário prudência para atravessar a cortina de fumaça.

Estimativa da Cedec (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil) e dos órgãos envolvidos na operação de combate ao fogo, indica que pelo menos 50 mil hectares de vegetação nativa foram queimados desde domingo, quando reacenderam as queimadas na região.

Dezenas de homens do Corpo de Bombeiros e também do Prevfogo, do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) continuam o trabalho de conter as chamas.

Corumbá está sem internet banda larga de algumas operadoras. O cenário de transtornos ainda inclui picos na energia elétrica, com reflexos no abastecimento de água. A estação de captação parou e a cidade ficou desabastecida. Na cidade, o fogo atingiu uma rede de transmissão de energia, que acabou por atingir a distribuição.

Nos siga no Google Notícias