Prefeitura cria mapa de monitoramento de árvores em Campo Grande
Espécies estão sendo cadastradas desde janeiro deste ano, por meio de sistema chamado Arbolink
A Prefeitura de Campo Grande lançou o Painel Público das Árvores Urbanas, durante encontro sobre arborização realizado na última sexta-feira (20). O projeto inclui monitoramento, vistorias e a alimentação de um mapa de árvores em site que utiliza sistema conhecido como Arbolink.
A fase de testes começou em janeiro deste ano e o lançamento oficial da página foi feito em junho. Segundo divulgou o município, 2.089 árvores já foram vistoriadas com o apoio do programa.
O painel com o mapa e as informações das árvores vistoriadas podem ser acessado em cg-painel-publico.arbolink.com.br.
Como será usado - A tecnologia está alinhada às que são usadas em metrópoles pelo mundo, como Londres, Singapura e Nova York, avalia a secretária municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Kátia Sarturi.
"Isso vai permitir uma maior transparência das informações e um envolvimento mais profundo da população com as árvores da cidade, além de promover a educação sobre a biodiversidade das florestas urbanas", ela comentou.
O painel permitirá a análise de dados sobre arborização, ajudando a manejar o tratamento de árvores existentes na cidade. "Isso contribuirá para evitar quedas de árvores e galhos, garantindo plantios mais seguros e promovendo a saúde pública e o equilíbrio ambiental da cidade", disse superintendente de Meio Ambiente da pasta, Gisseli Giraldelli.
A ferramenta também vai ajudar a planejar o plantio de mais espécies, acrescentou a auditora fiscal de meio ambiente da Secretaria, Silvia Rahe Pereira.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.