Inmet emite alerta amarelo para chuva em todos os 79 municípios
Aviso prevê até 50 mm por dia e ventos de 60 km/h até amanhã
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para chuvas intensas em todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul, válido de segunda-feira (16) até terça-feira (17). A previsão indica precipitações entre 20 e 30 milímetros por hora, com acumulado diário de até 50 milímetros. O aviso, classificado como "perigo potencial", prevê ventos de 40 a 60 quilômetros por hora. Embora o risco seja considerado baixo, existe possibilidade de quedas de energia, alagamentos e descargas elétricas. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros permanecem de prontidão para atendimentos emergenciais.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou alerta amarelo para chuvas intensas em Mato Grosso do Sul. O aviso começa às 9h desta segunda-feira (16) e segue até as 23h59 de terça-feira, 17.
- Leia Também
- Após atingir maior nível em 6 anos, Rio Taquari se mantém estável em Coxim
- Após temporal, rua do Cristo Redentor alaga e água chega à porta de residência
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a previsão é de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 milímetros no acumulado diário. Os ventos podem variar de 40 a 60 quilômetros por hora.
O grau de severidade é classificado como “perigo potencial”. Na prática, isso significa baixo risco de ocorrências como queda de energia elétrica, galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Ainda assim, o órgão recomenda atenção, principalmente em áreas mais vulneráveis a enxurradas.
O alerta vale para os 79 municípios do Estado, incluindo Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Ponta Porã.
O nível amarelo é o primeiro na escala de risco do Inmet. Indica possibilidade de transtornos pontuais, mas não caracteriza situação de emergência generalizada. Mesmo com risco considerado baixo, a combinação de chuva intensa em curto período e rajadas de vento pode causar problemas localizados.
A orientação é evitar se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


