Proprietários relatam preocupação com fogo voltando para áreas preservadas
Mudança na direção do vento intensificou os focos e ameaça novamente propriedades turísticas
O fogo que atinge áreas da Serra da Bodoquena continua preocupando proprietários de locais preservados e turísticos. Rafael Ramalho, gerente do Refúgio Canaã, contou que o incêndio havia deixado a propriedade no domingo (14), mas voltou a avançar na tarde desta segunda-feira (15) por causa da mudança no vento.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
“Ontem o fogo já tinha saído da nossa propriedade e só deixou o rastro de destruição. Agora está do lado do vizinho, mas a direção do vento mudou e está retornando com força, queimando muito”, relatou.
- Leia Também
- Fogo em capivara morta pode ter iniciado incêndio perto da Serra da Bodoquena
- Incêndio em áreas turísticas de Bodoquena chega ao 3º dia de combate
O vizinho é Honeide Scheuer, dono do Recanto da Serra da Bodoquena. Ele está em Dourados e acompanha a situação à distância. Segundo o proprietário, que mantém o sítio há quatro anos, a área vinha sendo reflorestada com árvores nativas. “Espero que o fogo não chegue na parte de baixo, onde tenho a estrutura. Na parte de cima é só natureza preservada, ou era, porque agora o fogo está lá”, lamenta.
Rafael, que atualiza Honeide sobre o avanço das chamas, informou que outras propriedades também estão sendo atingidas. “A região toda está em chamas”, disse.
Enquanto falava com a reportagem, ele contou que equipes do Corpo de Bombeiros chegaram ao sítio do vizinho para conter o fogo. O tenente Ronaldo Machado explicou que os focos seguem monitorados e que as equipes permanecem no local para proteger casas e moradores.
Segundo Machado, três equipes dos bombeiros atuam no combate. No Parque Nacional da Serra da Bodoquena, há ainda 15 brigadistas do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), que solicitou reforços para intensificar a ação.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.