ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  08    CAMPO GRANDE 32º

Meio Ambiente

Sancionada lei que tenta "salvar" os amantes do arroz com pequi

Foi sancionada, nesta terça, lei para proteger o cultivo do pequi e outros frutos do Cerrado

Por Lucas Mamédio | 07/01/2025 16:08
Sancionada lei que tenta "salvar" os amantes do arroz com pequi
O pequi (Caryocar brasiliense) é um símbolo da biodiversidade do Cerrado (Reprodução)

O Cerrado, bioma característico de Mato Grosso do Sul e de outras regiões do Brasil, ganhou um reforço na sua preservação e desenvolvimento. Isso porque foi sancionado, pelo governo federal, o projeto de lei que institui a Política Nacional para o Manejo Sustentável, Plantio, Extração, Consumo, Comercialização e Transformação do Pequi e de outros frutos nativos do Cerrado.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O governo federal sancionou uma lei que institui a Política Nacional para o Manejo Sustentável do Pequi e outros frutos nativos do Cerrado, visando à preservação ambiental e ao desenvolvimento econômico regional. A lei promove o uso sustentável do pequi e de frutos como baru, jatobá e mangaba, incentivando a industrialização, a comercialização, a pesquisa e a preservação cultural, além de combater o desmatamento e apoiar comunidades tradicionais envolvidas na cadeia produtiva.

A nova lei visa não apenas a proteção ambiental, mas também o estímulo ao uso sustentável desses recursos, para beneficiar comunidades locais e impulsionando a economia regional.

O pequi (Caryocar brasiliense) é um símbolo da biodiversidade do Cerrado e está profundamente ligado à cultura e à economia de Mato Grosso do Sul. Além de ser utilizado na gastronomia, o fruto tem aplicações na indústria de cosméticos e farmacêutica. A nova lei busca garantir que sua exploração seja feita de forma sustentável, promovendo o manejo adequado e a recuperação de áreas degradadas.

Outros frutos nativos do Cerrado, como baru, jatobá e mangaba também serão contemplados. Esses produtos, segundo a lei, têm elevado potencial nutricional, cultural e econômico, podendo ser transformados em derivados como doces, óleos, licores e cosméticos, conforme destacado no texto do projeto.

Sancionada lei que tenta "salvar" os amantes do arroz com pequi
O baru ou cumbaru (nome cientifico: Dipteryx alata) é o fruto do baruzeiro, imperiosa árvore nativa do Cerrado brasileiro

Principais pontos da lei - A política estabelece uma série de ações para incentivar o uso sustentável do Cerrado, incluindo:

- Identificação e apoio a comunidades tradicionais que vivem da coleta de frutos nativos;

- Estímulo à industrialização e comercialização de produtos do Cerrado, com selo de qualidade e origem;

- Pesquisa e desenvolvimento tecnológico, com ênfase na recuperação de áreas degradadas e na produção de mudas;

- Preservação cultural e ambiental, promovendo o turismo sustentável e a valorização das tradições associadas ao Cerrado.

Além disso, a lei proíbe a derrubada predatória de pequizeiros e incentiva a criação de cooperativas para fortalecer os trabalhadores envolvidos na cadeia produtiva.

Sancionada lei que tenta "salvar" os amantes do arroz com pequi
O jatobá (nome científico Hymenaea sp.) é encontrado na Amazônia, na Mata Atlântica, no Pantanal e no Cerrado

Combate ao desmatamento - Além de incentivar a exploração sustentável, a lei traz medidas para conter o desmatamento no Cerrado, um dos biomas mais ameaçados do país. Entre elas estão estudos para recuperação de biodiversidade em áreas degradadas e ações de monitoramento e fiscalização.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias