Tempo seco predomina no fim de semana em MS, mas há chance de chuva isolada
Umidade relativa do ar deve atingir valores críticos, entre 10% e 30%, principalmente durante a tarde
A sexta-feira (29) será marcada pelo tempo estável em grande parte de Mato Grosso do Sul, com sol e variação de nebulosidade. A condição é resultado da atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que mantém o ar mais seco no Estado. A umidade relativa do ar deve atingir valores críticos, entre 10% e 30%, principalmente durante a tarde.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Apesar do predomínio do tempo firme, a passagem de cavados em médios e altos níveis da atmosfera pode favorecer a formação de pancadas de chuva e tempestades isoladas, sobretudo na região leste. As temperaturas ficam amenas no início do dia, variando de 13°C a 15°C no sul, Cone-Sul e Grande Dourados, com máximas que chegam a 30°C.
Em Campo Grande, a variação prevista é de 17°C a 19°C pela manhã e até 31°C à tarde. No sudoeste e no Pantanal, os termômetros oscilam entre 15°C e 19°C pela manhã e alcançam até 37°C à tarde. No Bolsão, norte e leste, as mínimas ficam entre 17°C e 19°C, com máximas de até 34°C. Os ventos sopram do quadrante leste, com intensidade entre 30 km/h e 50 km/h, podendo registrar rajadas acima desse valor.
No fim de semana, a tendência é de tempo firme em todo o Estado. Entre sábado e domingo, a alta pressão atmosférica mantém o sol entre poucas nuvens e reforça o clima quente e seco, com umidade relativa do ar novamente entre 10% e 30%. As temperaturas seguem elevadas, principalmente no sudoeste, oeste e norte de Mato Grosso do Sul.
No sul, Cone-Sul e Grande Dourados, as mínimas variam de 16°C a 19°C, com máximas de até 32°C. No sudoeste e Pantanal, os termômetros marcam entre 22°C e 25°C pela manhã e podem chegar a 39°C no período da tarde. No bolsão, leste e norte, as temperaturas ficam entre 17°C e 20°C nas primeiras horas e alcançam até 37°C durante o dia. Em Campo Grande, as mínimas devem variar de 20°C a 22°C, enquanto as máximas chegam a 34°C. Os ventos continuam soprando do quadrante leste, com intensidade de 40 km/h a 60 km/h e rajadas que podem superar os 60 km/h.
Com o tempo seco e quente, os cuidados com hidratação, uso de protetor solar e atenção redobrada à saúde respiratória são recomendados, além de evitar queimadas e exposição prolongada ao sol nos horários mais críticos do dia.