Temporal alaga ninho e derruba outro matando três filhotes de araras
Água de ninho foi retirada e aves que sobreviveram foram secas e salvas
Três filhotes de arara-canindé morreram após o ninho onde viviam cair com a chuva que atingiu Campo Grande, nesta quinta-feira (14). O acidente aconteceu na Vila Bela Vista. As aves foram levadas pela PMA (Polícia Militar Ambiental) para o Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) já sem vida.
Ainda nesta manhã, durante monitoramento de rotina, a equipe do Instituto Arara Azul encontrou um ninho, com outros três filhotes, alagado, na Vila Glória. As aves foram retiradas e salvas. Foi feito dreno para escoar a água do ninho e depois colocado serragem. Já os filhotes, foram secos e devolvidos para o ninho. Veja o vídeo ao final da matéria.
"Se a equipe não tivesse chegado, provavelmente estes filhotes também morreriam", explicou Neiva Guedes, bióloga e presidente do Instituto Arara Azul, que informou ainda que as equipes seguem monitorando podendo encontrar mais situações como esta durante o dia.
Segundo Neiva, apesar dos transtornos que as fortes chuvas trazem, apesar do curto período são bem vindas. "Precisávamos dessa água para nossa própria saúde. Para recarregamento dos rios e principalmente para cessar o fogo no Pantanal", afirmou.
Bióloga, Larissa Tinoco, que faz parte do Instituto, informou que uma ave maracanã de cara amarela também morreu durante o temporal de hoje. Ela estava nas folhas de uma palmeira imperial, que caiu durante a forte chuva.