ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, QUINTA  11    CAMPO GRANDE 36º

Política

Adiantar 13º atende a necessidade de servidores, justifica Riedel

Primeira parcela será em setembro e a segunda fica para dezembro informou o governador

Por Maristela Brunetto e Fernanda Palheta | 11/09/2025 11:07
Adiantar 13º atende a necessidade de servidores, justifica Riedel
Segundo governador, havia demanda pela antecipação de metade do 13º dos servidores (Foto: Henrique Kawaminami)

O governador Eduardo Riedel (PP) informou esta manhã que a decisão de pagar em duas etapas o décimo terceiro salário, com a liberação de parcela no final deste mês, atende a uma demanda dos servidores públicos. “O servidor precisa. Hoje a gente vive um momento difícil de maneira geral. A segunda parcela vai ser em dezembro, normalmente, como sempre é. É até para o servidor se planejar melhor”, explicou.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O governador Eduardo Riedel (PP) anunciou que o pagamento do décimo-terceiro salário dos servidores públicos será realizado em duas etapas, com a primeira parcela liberada no final deste mês. A medida visa atender à demanda dos servidores em um momento econômico difícil. A segunda parcela será paga em dezembro, conforme a tradição. A folha mensal do Executivo totaliza cerca de R$ 800 milhões, beneficiando aproximadamente 81,9 mil pessoas, incluindo ativos, aposentados e pensionistas. Riedel destacou que a antecipação da primeira parcela se alinha à programação do governo e foi comunicada durante um evento na Assomasul, onde também foi lançado um programa de qualificação para servidores municipais.

A folha mensal do Executivo é de cerca de R$ 800 milhões, montante repassado a cerca de 81,9 mil pessoas, somando-se os da ativa, os aposentados e os pensionistas (aposentados e pensionistas somam 29,4 mil). A data-limite para o pagamento da remuneração é dia 20 de dezembro. Nos dois anos anteriores, o governo optou por depositar parcela única. O depósito será feito no dia 26, com disponibilidade de saque no dia 27.

 Riedel disse que a Administração “julgou por bem antecipar a primeira parcela” desta vez. Citou que há proximidade com o final do ano e a medida se enquadra na programação normal do governo.

A explicação foi dada esta manhã, durante a participação de Riedel em evento de lançamento de qualificação na Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) para servidores das prefeituras com recursos de convênio da Itaipu Binacional.