Adriane e outras duas mulheres venceram no 2º turno no Brasil
Adriane contribui para aumento de prefeitas mulheres no Brasil em relação a 2020
Adriane Lopes (PP) ajudou aumentar o número de mulheres eleitas prefeitas em 2024, mas não muito. Apenas ela e mais duas mulheres se elegeram neste segundo turno. Emilia Correa (PL), prefeita de Aracaju, em Sergipe e Elizabeth Schmidt (União), em Ponta Grossa, no Paraná, também saíram vencedoras neste domingo (27).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O número de mulheres eleitas prefeitas em 2024 aumentou em relação a 2020, com 727 mulheres eleitas, representando 17,92% dos eleitos. Apesar de 15 mulheres disputarem o segundo turno, apenas três saíram vitoriosas: Adriane Lopes (PP), em Campo Grande, Emilia Correa (PL), em Aracaju, e Elizabeth Schmidt (União), em Ponta Grossa. O crescimento no número de mulheres eleitas para cargos políticos reflete um aumento na participação feminina na política, embora o número ainda seja menor do que a representação masculina.
As duas se juntam às 724 prefeitas eleitas em 2024 no primeiro turno. Ou seja, nestas eleições, 727 mulheres saíram vencedoras nas urnas, na lista de 5.570 municípios brasileiros. O número podia ter sido maior, já que havia 15 mulheres disputando o segundo turno, mas apenas em Campo Grande, Aracaju e Ponta Grossa conseguiram vencer.
Ainda assim, o número de mulheres eleitas no pleito municipal de 2024 cresceu dois pontos percentuais em relação a 2020, segundo dados da Consultoria-Geral da Câmara dos Deputados. Elas representam 17,92% dos eleitos este ano. Nas últimas eleições, totalizaram 15,83% do total de prefeitos e vereadores eleitos.
Em 2020, das 58 mil vagas de vereador, 9,3 mil (ou 16,13%) foram preenchidas por mulheres. Agora, das 58,3 mil vagas, 10,6 mil (18,24%) foram ocupadas por elas. As 727 prefeitas representam 13% do total de prefeitos do País. Em 2020, foram 663 prefeitas eleitas (12%).
Os dados constam em painéis dinâmicos sobre as eleições municipais desenvolvidos pela Consultoria-Geral, que permitem comparar resultados dos pleitos de 2020 e 2024. Essa é a primeira iniciativa do novo núcleo de dados da Consultoria-Geral.
No segundo turno de 2020, eram 20 candidatas mulheres, mas apenas cinco em capitais. Somente uma mulher foi eleita prefeita de capital na eleição passada - Cinthia Ribeiro (PSDB), em Palmas.
Das candidatas a prefeita no segundo turno, quatro foram deputadas federais: Natália Bonavides (PT), em Natal; Maria do Rosário (PT), em Porto Alegre; Rosana Valle (PL), em Santos (SP); Mariana Carvalho (Republicanos), em Imperatriz (MA).
O segundo turno foi disputado entre duas mulheres em duas cidades. Em Campo Grande (MS), Adriane Lopes (PP) disputa a prefeitura com Rosiane Modesto (União). E em Ponta Grossa (PR) Mabel Canto (PSDB) enfrentou Elizabeth Schmidt (União).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.