ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEXTA  05    CAMPO GRANDE 24º

Política

Beto Pereira defende força-tarefa contra demarcações de terras

Deputado federal e pré-candidato à prefeitura prometeu ser fiel ao voto de aprovação do marco temporal

Por Gustavo Bonotto | 16/10/2023 21:24
O deputado federal Beto Pereira (PSDB), durante solenidade da Nelore-MS. (Foto: Juliano Almeida)
O deputado federal Beto Pereira (PSDB), durante solenidade da Nelore-MS. (Foto: Juliano Almeida)

Discursando para um público composto por ruralistas, o deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de Campo Grande Beto Pereira (PSDB) afirmou que irá se empenhar para que o marco temporal seja mantido, caso o projeto de lei que o criou seja vetado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O texto foi aprovado no final de setembro prevendo a demarcação apenas de terras que já eram ocupadas por indígenas à época da promulgação da Constituição, em outubro de 1988. O presidente tem até sexta-feira para se manifestar sobre o texto votado pelo Congresso Nacional.

Na solenidade que marca a ida de Paulo César de Matos Oliveira para a presidência da Nelore-MS (Associação Sul-Mato-Grossense dos Criadores de Nelore) para o biênio 2024/2025, o tucano falou em "insurgência" do Congresso Nacional e prometeu uma força-tarefa para derrubar eventual veto presidencial ao projeto de lei aprovado.

"Recentemente aprovamos na Câmara [dos Deputados] e o Senado [Federal] chancelou a proposta do marco temporal. Hoje, aguardamos ansiosamente aquilo que será sancionado pelo presidente da República. Já avisamos ao presidente Lula e à Casa Civil que, em caso de veto, teremos uma força-tarefa para a garantia dos direitos centenários", discursou Beto Pereira.

Ruralistas acompanham solenidade realizada no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande. (Foto: Juliano Almeida)
Ruralistas acompanham solenidade realizada no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande. (Foto: Juliano Almeida)

O parlamentar prometeu ser fiel ao voto ao explicar que "[...] já está previsto na própria Constituição, que está servindo de referência para o projeto estabelecer uma data limite para as demarcações".

"Com muita tranquilidade, hoje a bancada marcha unida com pautas importantes para o Mato Grosso do Sul na Câmara Federal. Precisamos e ficamos sempre atentos àquilo que era orientação da frente parlamentar para preservar aquilo que era garantido ao agronegócio", finalizou o deputado federal.

Jaime Verruck, Pedro Pedrossian Neto, Eduardo Riedel e Paulo César de Matos acompanham o discurso de Beto Pereira. (Foto: Juliano Almeida)
Jaime Verruck, Pedro Pedrossian Neto, Eduardo Riedel e Paulo César de Matos acompanham o discurso de Beto Pereira. (Foto: Juliano Almeida)

Evento - Na presença de secretários e parlamentares, o governador Eduardo Riedel (PSDB) agradeceu a postura da bancada federal em relação aos investimentos no Estado. "Temos que celebrar a união de lideranças para um propósito. A competência para o futuro da pecuária. O nosso carro-chefe, que se torna essencial para o funcionamento da Rota Bioceânica para não perder o melhor da nossa produção".

Paulo César de Matos prometeu devolver o protagonismo à criação do nelore durante seu mandato, seja com linhas de crédito, ampliação da assistência e articulação política. Além dele, Raphael Zoller e Roberto Bavaresco assumem a vice-presidência.

"Nós temos parcerias com produtores excelentes, e este é um momento importante para a economia em Mato Grosso do Sul. Estou firmando um compromisso com todos os companheiros que compõem a chapa. Nós queremos agora, dentro deste grupo, construir e ajudar a produção local, com melhorias no tempo de abate, genética e qualidade", finalizou Paulo César.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Clique aqui para entrar no canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias