ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, DOMINGO  06    CAMPO GRANDE 38º

Política

Câmara dos Deputados confirma cassação do mandato de Deltan Dallagnol

Mesa Diretora aprovou por unanimidade a decisão do Tribunal Superior Eleitoral do ex-procurador da República

Gabriela Couto | 06/06/2023 17:18
Deltan Dallagnol deixou o Ministério Público para se candidatar, se elegeu e cumpriu mandato até maio deste ano. (Acervo Câmara dos Deputados)
Deltan Dallagnol deixou o Ministério Público para se candidatar, se elegeu e cumpriu mandato até maio deste ano. (Acervo Câmara dos Deputados)

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados confirmou, nesta terça-feira (6), a decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que cassou o mandato de Deltan Dallagnol (Podemos). A Constituição determina que a presidência da Casa de Leis declare a perda do mandato do parlamentar quando a decisão de cassação é dada pela Justiça Eleitoral.

O ex-procurador da República é acusado de tentar burlar a Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2022. Ele pediu exoneração do cargo para evitar punição disciplinar, antes de concorrer ao Parlamento.

A decisão do TSE contra o deputado federal ocorreu no dia 16 de maio. Os ministros da Corte se basearam na Lei da Ficha Limpa e a da Inelegibilidade, que veda as candidaturas de quem deixa o Judiciário ou o Ministério Público para evitar punições.

Quando Dallagnol deixou a Procuradoria da República, ele respondia a procedimentos de infrações disciplinares no CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público). No último final de semana, algumas mobilizações pelo país pediram a revisão da decisão, mas o parlamentar agora está sem mandato e desempregado.

A nomeação do suplente que vai ocupar a vaga de Dallagnol ainda depende de decisão judicial, pois há uma disputa entre Itamar Paim (PL) e Luiz Carlos Hauly (Podemos).


Nos siga no Google Notícias