ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SÁBADO  22    CAMPO GRANDE 25º

Política

Comissão mais importante da Assembleia terá mudanças em sua composição

Entre as mudanças discutidas, estão a troca da presidência e a vaga conquistada pela bancada do PL

Por Mylena Fraiha e Fernanda Palheta | 06/02/2025 13:27
Comissão mais importante da Assembleia terá mudanças em sua composição
Deputados reunidos após sessão na Alems, na manhã de hoje (Foto: Fernanda Palheta).

Em ritmo de mudança, na manhã desta quinta-feira (6), as lideranças de bancadas e dos dois grandes blocos se reuniram com a presidência da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) para discutir a composição das comissões, incluindo a mais importante, a CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação). A comissão passará por uma verdadeira "dança das cadeiras", já que a presidência sofrerá uma alteração e a bancada do PL ganhará uma vaga.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) está em processo de redefinição das comissões, com foco na CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), a mais importante. A presidência da CCJR mudará, com a saída de Mara Caseiro (PSDB), e o PL ganhará uma vaga devido ao aumento de sua bancada. A decisão final sobre a composição será anunciada até terça-feira (10). A reunião contou com líderes de blocos e bancadas, incluindo o presidente da Alems, Gerson Claro (PSDB). A nova vaga do PL na CCJR poderá ser ocupada por Neno Razuk, mas ainda será discutida internamente no partido.

No entanto, o presidente da Alems, deputado Gerson Claro (PSDB), anunciou que a composição das comissões será definida até a próxima terça-feira (10). Além do presidente, participaram da reunião o líder do bloco 1, Márcio Fernandes (MDB); o líder do bloco 2, Jamilson Name (PSDB); o líder do governo, deputado Londres Machado (PSDB); a líder da bancada do PT, deputada Gleice Jane (PT); e o líder da recém-criada bancada do PL, deputado Coronel David (PL).

A principal mudança discutida foi a troca da presidência da CCJR, comissão responsável por avaliar todos os projetos. Nessa comissão, caso os projetos sejam barrados, eles nem chegam a ser votados no plenário.

Na quarta-feira (5), foi confirmada a saída da deputada Mara Caseiro (PSDB). Sem a presidência, ela já havia informado que não continuará na comissão. O nome para ocupar o cargo ainda está em debate, mas Pedro Caravina (PSDB) demonstrou interesse pela vaga.

Outro ponto importante da reunião foi a nova composição da CCJR. Com o crescimento da bancada do PL, que agora conta com quatro membros após a filiação do deputado estadual Lucas de Lima, o partido garantiu o direito a uma vaga na comissão.

Até então, o grupo 1, formado por MDB, PP, PSD e Podemos, contava com três vagas na comissão, mas passará a ter apenas duas. As cadeiras restantes serão disputadas entre os deputados Pedrossian Neto (PSD), Júnior Mochi (MDB) e Antônio Vaz (Republicanos). O deputado Márcio Fernandes afirmou que o grupo ainda está debatendo quem deixará a comissão na próxima semana.

Já a nova vaga do PL deverá ser ocupada pelo deputado Neno Razuk (PL), mas, de acordo com o líder da bancada, ainda será realizada uma reunião entre os membros do partido para definir quem assumirá a vaga.

A reunião ocorreu no plenário Júlio Maia, e o presidente da casa já havia adiantado que a ordem do dia da sessão da Alems seria suspensa para a realização da reunião com os líderes de blocos e bancadas.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias