Comitiva com 40 prefeitos de MS leva pautas municipalistas a Brasília
Em 4 dias de evento, prefeitos irão discutir reforma tributária, previdência e repasses aos municípios

Com uma comitiva de 40 prefeitos de Mato Grosso do Sul, foi iniciado na manhã desta segunda-feira (19) a 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que acontece em Brasília (DF), até quinta-feira (22). O evento, promovido pela CNM (Confederação Nacional de Municípios), reúne as principais autoridades em âmbito nacional, estadual e municipal.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Prefeitos de Mato Grosso do Sul participam da 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento, que acontece até quinta-feira, reúne autoridades nacionais, estaduais e municipais para discutir pautas importantes para as cidades brasileiras. A comitiva sul-mato-grossense, composta por 40 prefeitos, busca debater temas como a Reforma Tributária, índices previdenciários e a PEC 66/2023, que trata da prorrogação do prazo para implementação do novo regime próprio de previdência nos municípios. Além da participação em painéis e debates, os prefeitos têm encontros agendados com autoridades federais, incluindo o senador Nelson Trad e a ministra do Planejamento, Simone Tebet. Entre as reivindicações, destaca-se a busca por maior participação dos municípios nos recursos federais, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), considerado insuficiente para atender às demandas locais em áreas essenciais como saúde, educação e assistência social. A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, ainda não confirmou presença no evento.
Durante a manhã, os prefeitos realizaram o credenciamento para o evento, no Centro Internacional de Convenções do Brasil. A sessão solene de abertura oficial está marcada para esta terça-feira (20), às 9h (horário de Brasília), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.
Entre os representantes do Estado, o prefeito de Itaquiraí e presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Thalles Tomazelli (PSDB), explicou que ainda nesta segunda-feira participa de duas agendas importantes: às 14h, com o Conselho Político da CNM, e às 16h, em visita à representação do Governo do Estado na capital federal, para apresentar aos prefeitos a estrutura do espaço.
Entre as pautas prioritárias discutidas pela comitiva sul-mato-grossense estão a regulamentação da Reforma Tributária, os índices previdenciários e a tramitação da PEC 66/2023 — proposta que trata da prorrogação do prazo para os municípios implementarem o novo regime próprio de previdência.
“Viemos somar à Marcha com as pautas que mais impactam os municípios, como a PEC 66/2023, a Reforma Tributária, o SUS no município, os debates no Congresso Nacional e as demais pautas municipalistas. Mato Grosso do Sul está presente e atuante”, afirmou Tomazelli.
Além da presença em painéis e debates promovidos ao longo da semana, os gestores de MS também têm reuniões agendadas com autoridades federais. Na quarta-feira (21), às 8h, ocorre um encontro com o senador Nelson Trad (PSD), onde cada prefeito poderá apresentar suas demandas locais. Já às 14h, os gestores participam de uma reunião com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.
Um dos prefeitos que já está em Brasília é Agnaldo Marcelo da Silva Oliveira, o Marcelo Pé (PSDB), de Antônio João — município a 323 km da Capital. Ele destacou que o grupo também levou equipes técnicas e secretários municipais para acompanhar as discussões. Segundo ele, uma das pautas que irá defender pela cidade é o FPM (Fundo de Participação dos Municípios).
“Entre os três entes federativos, o município é o que recebe menos recurso. O município é que fica com a menor parcela da contribuição da população. E nós que somos responsáveis de primeira ordem pelas situações de manter o município rodando, de manter o município trabalhando e atender a população na área da saúde, na área da educação, na área da assistência e em todas as áreas. Queremos melhorar a questão de recurso para os municípios do estado de Mato Grosso do Sul”, explica o prefeito de Antônio João.
Além do prefeito de Antônio João, Marcelo Pé, de acordo com a Assomasul, entre os gestores que vão marcar presença na Marcha estão: Henrique Wancura Budke (PSDB), de Terenos; Edison Cassuci Ferreira, o Edinho Cassuci (PSDB), de Angélica; Gabriel Nunes Boccia (PP), de Bela Vista; Júlio Buguelo (PSD), de Glória de Dourados; e Clóvis José do Nascimento, o Clóvis do Banco (PSDB), de Taquarussu.
Também confirmaram presença Eduardo Esgaib Campos (PSDB), de Ponta Porã; Rosária de Fátima Ivantes Lucca Andrade (PSDB), de Mundo Novo; Maria Clarice Ewerling (MDB), de Sonora; Claudio Ferreira da Silva, o Claudião (PSDB), de Jaraguari; e Rodrigo Sacuno (PL), de Naviraí. Já a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), ainda não confirmou participação.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.