ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, SEGUNDA  19    CAMPO GRANDE 27º

Política

Comitiva com 40 prefeitos de MS leva pautas municipalistas a Brasília

Em 4 dias de evento, prefeitos irão discutir reforma tributária, previdência e repasses aos municípios

Por Mylena Fraiha | 19/05/2025 13:27
Comitiva com 40 prefeitos de MS leva pautas municipalistas a Brasília
Parte da comitiva de prefeitos de Mato Grosso do Sul que estão em Brasília (Foto: Edson Ribeiro/Assomasul)

Com uma comitiva de 40 prefeitos de Mato Grosso do Sul, foi iniciado na manhã desta segunda-feira (19) a 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que acontece em Brasília (DF), até quinta-feira (22). O evento, promovido pela CNM (Confederação Nacional de Municípios), reúne as principais autoridades em âmbito nacional, estadual e municipal.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Prefeitos de Mato Grosso do Sul participam da 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento, que acontece até quinta-feira, reúne autoridades nacionais, estaduais e municipais para discutir pautas importantes para as cidades brasileiras. A comitiva sul-mato-grossense, composta por 40 prefeitos, busca debater temas como a Reforma Tributária, índices previdenciários e a PEC 66/2023, que trata da prorrogação do prazo para implementação do novo regime próprio de previdência nos municípios. Além da participação em painéis e debates, os prefeitos têm encontros agendados com autoridades federais, incluindo o senador Nelson Trad e a ministra do Planejamento, Simone Tebet. Entre as reivindicações, destaca-se a busca por maior participação dos municípios nos recursos federais, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), considerado insuficiente para atender às demandas locais em áreas essenciais como saúde, educação e assistência social. A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, ainda não confirmou presença no evento.

Durante a manhã, os prefeitos realizaram o credenciamento para o evento, no Centro Internacional de Convenções do Brasil. A sessão solene de abertura oficial está marcada para esta terça-feira (20), às 9h (horário de Brasília), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

Entre os representantes do Estado, o prefeito de Itaquiraí e presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Thalles Tomazelli (PSDB), explicou que ainda nesta segunda-feira participa de duas agendas importantes: às 14h, com o Conselho Político da CNM, e às 16h, em visita à representação do Governo do Estado na capital federal, para apresentar aos prefeitos a estrutura do espaço.

Entre as pautas prioritárias discutidas pela comitiva sul-mato-grossense estão a regulamentação da Reforma Tributária, os índices previdenciários e a tramitação da PEC 66/2023 — proposta que trata da prorrogação do prazo para os municípios implementarem o novo regime próprio de previdência.

“Viemos somar à Marcha com as pautas que mais impactam os municípios, como a PEC 66/2023, a Reforma Tributária, o SUS no município, os debates no Congresso Nacional e as demais pautas municipalistas. Mato Grosso do Sul está presente e atuante”, afirmou Tomazelli.

Além da presença em painéis e debates promovidos ao longo da semana, os gestores de MS também têm reuniões agendadas com autoridades federais. Na quarta-feira (21), às 8h, ocorre um encontro com o senador Nelson Trad (PSD), onde cada prefeito poderá apresentar suas demandas locais. Já às 14h, os gestores participam de uma reunião com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.

Um dos prefeitos que já está em Brasília é Agnaldo Marcelo da Silva Oliveira, o Marcelo Pé (PSDB), de Antônio João — município a 323 km da Capital. Ele destacou que o grupo também levou equipes técnicas e secretários municipais para acompanhar as discussões. Segundo ele, uma das pautas que irá defender pela cidade é o FPM (Fundo de Participação dos Municípios).

“Entre os três entes federativos, o município é o que recebe menos recurso. O município é que fica com a menor parcela da contribuição da população. E nós que somos responsáveis de primeira ordem pelas situações de manter o município rodando, de manter o município trabalhando e atender a população na  área da saúde, na área da educação, na área da assistência e em todas as áreas. Queremos melhorar a questão de recurso para os municípios do estado de Mato Grosso do Sul”, explica o prefeito de Antônio João.

Além do prefeito de Antônio João, Marcelo Pé, de acordo com a Assomasul, entre os gestores que vão marcar presença na Marcha estão: Henrique Wancura Budke (PSDB), de Terenos; Edison Cassuci Ferreira, o Edinho Cassuci (PSDB), de Angélica; Gabriel Nunes Boccia (PP), de Bela Vista; Júlio Buguelo (PSD), de Glória de Dourados; e Clóvis José do Nascimento, o Clóvis do Banco (PSDB), de Taquarussu.

Também confirmaram presença Eduardo Esgaib Campos (PSDB), de Ponta Porã; Rosária de Fátima Ivantes Lucca Andrade (PSDB), de Mundo Novo; Maria Clarice Ewerling (MDB), de Sonora; Claudio Ferreira da Silva, o Claudião (PSDB), de Jaraguari; e Rodrigo Sacuno (PL), de Naviraí. Já a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), ainda não confirmou participação.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias