ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, TERÇA  28    CAMPO GRANDE 22º

Política

Delegacia indígena e ‘calculadora’ tributária vencem Prêmio de Inovação de MS

Com mais de 320 inscritos, governo premia ideias de servidores para modernizar o serviço público

Por Ketlen Gomes | 28/10/2025 17:16
Delegacia indígena e ‘calculadora’ tributária vencem Prêmio de Inovação de MS
Prêmio de Ideia Inovadora para a iniciativa que prevê Delegacia voltada à comunidade indígena. (Foto: Ketlen Gomes)

O XX Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação já tem seus vencedores. Com mais de 320 projetos inscritos neste ano, 30 foram selecionados como finalistas nas duas categorias da edição. Na área de Ideias Inovadoras, o primeiro lugar foi para o projeto OGA MIMBI, que propõe a criação de uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher Indígena e Proteção aos Povos Originários, idealizado pela servidora Danielle Bueno Fernandes da Silva. Na categoria Práticas Inovadoras, o vencedor foi o servidor Rodrigo Huehara, da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O XX Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação premiou dois projetos principais entre mais de 320 inscritos. Na categoria Ideias Inovadoras, venceu o OGA MIMBI, que propõe uma Delegacia Especializada para atendimento à mulher indígena. Na categoria Práticas Inovadoras, o primeiro lugar foi para uma calculadora de valor de referência para imóveis. Os vencedores receberão R$ 24 mil em premiação e uma viagem ao Rio de Janeiro. O governador Eduardo Riedel destacou a importância da criatividade dos servidores para transformar a administração pública. A Sejusp foi o órgão com maior número de projetos premiados, totalizando cinco iniciativas.

A cerimônia de premiação foi realizada nesta terça-feira (28), no Bioparque Pantanal, em comemoração ao Dia do Servidor Público. O evento é promovido pela EscolaGov (Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul) e pela SAD (Secretaria de Estado de Administração). Os vencedores receberão R$ 24 mil em premiação e uma viagem ao Rio de Janeiro para participar de um evento nacional sobre inovação no setor público.

O projeto OGA MIMBI, vencedor na categoria Ideias Inovadoras, propõe delegacias especializadas para o atendimento de mulheres, crianças e comunidades indígenas, com enfoque humanizado e bilíngue. A iniciativa inclui ainda um núcleo de investigação de crimes envolvendo indígenas, capacitação contínua dos servidores e apoio psicossocial. Também prevê integração com o sistema de Justiça e a criação de uma base de dados unificada para monitoramento.

Na categoria Práticas Inovadoras, o projeto campeão foi uma “calculadora de valor de referência para imóveis”, desenvolvida em parceria com a FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). A ferramenta calcula o valor venal para o ITCD (Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação), promovendo transparência e justiça fiscal com base em metodologia estatística, o que deve modernizar a gestão tributária do Estado.

Presente no evento, o governador Eduardo Riedel (PP) destacou que a criatividade dos servidores tem potencial para transformar a administração pública.

Delegacia indígena e ‘calculadora’ tributária vencem Prêmio de Inovação de MS
Governador Eduardo Riedel fala durante premiação aos servidores públicos estaduais no Bioparque. (Foto: Osmar Veiga)

“É bom ver a criatividade do servidor na ponta. Isso faz muita diferença para o funcionalismo e para o cidadão. Muitos desses projetos têm potencial para gerar economia de milhões para o Estado e para a sociedade”, afirmou.

Riedel também ressaltou a importância de reconhecer o trabalho técnico dentro do serviço público.

“A atividade pública muitas vezes carece de valorização. Encontramos talentos em todas as áreas, mas muitos acabam desmotivados pela falta de reconhecimento. Quando provocamos pessoas brilhantes, com conhecimento técnico e capacidade, esse tipo de prêmio as inspira a dar o melhor de si”, completou.

Na categoria Ideias Inovadoras, também foram premiados: Willian dos Santos Garcia, com a proposta de criação de cartões de comunicação alternativa para auxiliar policiais e bombeiros em ocorrências com pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista); Márcio Bambil Imai, com um sistema de inteligência artificial para predição de incêndios florestais; Gabriel Gomes da Rocha, autor do REIA (Registro Estadual de Infratores Ambientais); e Edgar dos Santos Gomes, com o Programa Caminhos para a Docência, voltado à inovação no estágio supervisionado e melhoria dos indicadores educacionais.

Na categoria Práticas Inovadoras, o segundo lugar foi para Kelly Regina Alves, que apresentou uma proposta de gestão para reduzir custos com NPT (Nutrição Parenteral Total) no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul). O terceiro lugar foi de Leandro Sauer, com um projeto de fortalecimento do uso de indicadores para a tomada de decisão. O quarto ficou com o projeto Guardião das Nascentes, de Michaela Sandim Coelho, e o quinto, com Helly Heloise Santos Duarte, que propôs a desospitalização segura por meio do Ambulatório de Terapia Antimicrobiana Parenteral, focado na continuidade do cuidado e na otimização de leitos hospitalares.

A Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) foi o órgão com maior número de projetos premiados, somando cinco iniciativas. Além das premiações, o evento também contou com o sorteio de bolsas de estudo para os servidores presentes.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.