ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, QUINTA  04    CAMPO GRANDE 30º

Política

Deputados aprovaram pacote com sete projetos do governo estadual

Entre as propostas estão doações de imóveis para municípios e benefícios para reformas de casas

Por Fernanda Palheta | 04/12/2025 12:33
Deputados aprovaram pacote com sete projetos do governo estadual
Deputados no plenário da Assembleia Legislativa durante a sessão desta quinta-feira (4) (Foto: Wagner Guimarães)

A duas semanas para o fim do ano legislativo, os deputados estaduais aprovaram sete projetos do Governo do Estado na sessão desta quinta-feira (4). Entre as propostas estavam a doação de imóveis para municípios e benefícios para reformas de casas do Jardim Samambaia, em Campo Grande.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Em sessão na Assembleia Legislativa, deputados estaduais aprovaram sete projetos do Governo de Mato Grosso do Sul. Entre as principais medidas está a doação de um imóvel de 7,8 hectares para Coxim, destinado à instalação de um parque industrial que deve atrair mais de 50 empresas para o município. Os parlamentares também aprovaram a doação de área para construção de casas populares em Miranda, incentivos para quitação antecipada de contratos habitacionais da Agehab e melhorias estruturais no Loteamento Novo Samambaia, em Campo Grande, que beneficiarão 463 famílias. Além disso, foi autorizada a revogação de 110 leis obsoletas das décadas de 1970 e 1980.

Em segunda discussão, os parlamentares aprovaram por unanimidade a doação de um imóvel com 7 hectares e 8 mil metros quadrados, às margens da BR-163, para o município de Coxim, cidade a 253 quilômetros de Campo Grande, para a instalação de um parque industrial. O projeto tinha acordo de lideranças para garantir rapidez na tramitação.

A votação foi acompanhada pelo prefeito de Coxim, Edilson Magro (PP), que espera receber mais empresários e investidores na cidade com a criação do núcleo. "Tem mais de cinquenta empresas cadastradas, entre as empresas de fora e as empresas lá do município. Tem empresa de infraestrutura, de distribuidores, de agropecuária também." Com a aprovação na Casa de Leis e a sanção do governador Eduardo Riedel (PP), o prefeito espera que as empresas comecem a ocupar o espaço a partir do ano que vem.

Ainda foi aprovada, em primeira discussão, a doação de imóveis para o município de Miranda. A área de 6 hectares será usada para a construção de casas populares destinadas a atender famílias de baixa renda.

Os parlamentares também aprovaram dois projetos que revogam leis e decretos que estão em desuso, ultrapassados, prejudicados, revogados tacitamente ou exauridos. Ao todo, serão revogadas 110 leis das décadas de 1970 e 1980. Na mensagem enviada à Assembleia Legislativa, o governador aponta a ação como continuidade ao desenvolvimento do Projeto REVOGA-MS, que, durante a 1ª Etapa, analisou um total de 14.357 decretos normativos editados e constantes no período de 1979 a 2020, sendo que, deste total, houve a efetiva revogação de 9.257 decretos.

Em primeira discussão, os deputados estaduais também aprovaram o projeto que oferece 20% de incentivo para a liquidação antecipada do saldo devedor dos contratos habitacionais da Agehab (Agência Estadual de Habitação Popular). Na prática, a medida permite que as famílias quitem o financiamento com desconto e regularizem a titularidade do imóvel.

O Projeto de Lei altera a redação da Lei nº 6.253, de 27 de maio de 2024, que institui o Programa de Recuperação de Créditos, Facilitação na Renegociação de Dívidas e Regularização da Titularidade de Contratos Habitacionais.

Também foi aprovado o projeto de lei que autoriza investimentos para melhorar casas, ruas e estruturas comunitárias no Loteamento Novo Samambaia, em Campo Grande. A iniciativa deve beneficiar 463 famílias que vivem na área. As melhorias fazem parte do programa Pró-Moradia, dentro do Novo PAC, financiado pelo FGTS.

Vistas - O deputado estadual João Henrique Catan (PL) pediu vistas ao Projeto de Lei 299/2025, que dispõe sobre a Taxa de Fiscalização sobre os Serviços Públicos de Distribuição de Gás Canalizado (TFSG).

Mesa Diretora – Em discussão única, os parlamentares aprovaram o Projeto de Decreto Legislativo 15/2025, da Mesa Diretora, que ratifica convênios ICMS, ajustes SINIEF e protocolo ICMS celebrados pelo Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária).

Também foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo 17/2025, da Mesa Diretora, que autoriza o governador a licenciar-se do exercício de suas funções, de 29 de dezembro de 2025 a 16 de janeiro de 2026. As duas matérias seguem ao expediente.

Judiciário - Por fim, de autoria do Poder Judiciário, o Projeto de Lei 286/2025, que dispõe sobre a reorganização das serventias notariais e de registros nas comarcas de Ivinhema e Sidrolândia, foi aprovado em primeira e segue à segunda discussão.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.