Do Miguel Couto às Moreninhas: veja quais bairros foram menos às urnas
Bairros com predominância de jovens ou idosos, como o Noroeste ou Jardim dos Estados, também lideraram taxa de abstenção
Nas eleições municipais de 2020, marcadas por abstenção recorde em todo o País devido a fatores como a pandemia do novo coronavírus, alguns bairros de Campo Grande se destacaram por possuírem maior quantidade de eleitores que não compareceram às urnas.
Comparando a quantidade de eleitores que não foram votar em relação ao eleitorado dos locais de votação situados em cada local da cidade, levantamento feito pelo Campo Grande News indica que os 76 bairros da Capital tiveram taxas de abstenção de 20% ou mais.
Com base em dados divulgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), os bairros Miguel Couto (32,38%), Jardim Noroeste (30,38%), Jardim dos Estados (29,82%), Tiradentes (29,05%) e Residencial Betaville (28,96) foram os cinco com maiores taxas de abstenção. (pesquise pelo bairro na tabela abaixo; role até a direita para ver todos os detalhes)
No topo da lista também estão bairros como o Noroeste, que é o terceiro com maior quantidade de pessoas com menos de 60 anos em Campo Grande, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Apenas 6,3% dos moradores são idosos.
Já o Jardim dos Estados, terceiro em quantidade de abstenções, é uma das regiões com população mais velha na Capital - cerca de 29% dos moradores têm mais de 60 anos.
Bairro com maior eleitorado em Campo Grande (41.233), o Aero Rancho teve cerca de 24% de abstenção, já que 10.080 eleitores não foram às urnas neste ano.
O Moreninha I, com pouco mais de 5 mil eleitores, teve a menor taxa de abstenção neste ano - 20,08% do eleitorado não compareceu às urnas. Esse bairro, inclusive, tem cerca de 13% de idosos, uma das menores proporções da cidade.
Outros bairros acompanham nesse quesito com índices muito parecidos - Arnaldo Estevão de Figueiredo (20,7%), Buriti (21,35%), Vila Serradinho (21,47), Vila Santa Luzia (21,66%), Bom Jardim ou Guanandi (22,52%), por exemplo, tiveram as menos quantidades de pessoas que não foram votar.
Eleição para prefeitura - Em ano de abstenção recorde, Marquinhos Trad (PSD) foi reeleito prefeito de Campo Grande ganhando do segundo colocado em todos os bairros da Capital. Além disso, ele só perdeu em três bairros para a abstenção: Jardim Bela Vista, Chácara Cachoeira e Miguel Couto.