Eleições 2022 registram menos denúncias que em 2018 em MS
Para presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Paschoal Leandro, reclamações foram inexpressivas
Com menos denúncias que em eleições anteriores, pelo menos até agora, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul, desembargador Paschoal Carmello Leandro afirma que elas não foram tão expressivas nem os números significativos, apesar da conhecida polarização.
“O que eu senti pessoalmente é que as reclamações ocorridas nesse período de campanha não foram expressivas”, sinalizou o desembargador.
Apesar do clima de animosidade do momento político, Leandro ressalta que não houve número significativo de denúncias, no geral. Pelo Pardal, sistema de denúncias eleitorais do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), por exemplo, foram registradas 268 e 100% delas é referente a propagando irregular. Há quatro anos, foram 493, sendo 49% delas por propaganda irregular.
Já por parte dos candidatos, conforme dados do sistema de consulta processual da Justiça Eleitoral, foram cerca de 600, valor bem próximo do registrado no pleito de 2018.
Vale ressaltar que em todos os casos, sejam denúncias via Pardal quanto oriundas dos candidatos ou coligações, quem analisa são os três juízes eleitorais destacados para o pleito 2022.
O cidadão que quiser denunciar irregularidades, como suspeita de compra de votos, por exemplo, pode fazê-lo pelo aplicativo Pardal nas lojas online Goggle Play ou Apple Store, ou online através do site Pardal Web, aqui.