Em MS, 11 câmaras municipais esperam Carnaval passar para iniciar trabalhos
Parte não divulgou datas, enquanto maioria dos municípios já retomou sessões no início do mês

O ditado popular de que "o ano só começa depois do Carnaval" é levado a sério por algumas câmaras municipais de Mato Grosso do Sul, que esperaram o fim das festividades para iniciar os trabalhos legislativos de 2026, com sessões marcadas a partir desta quarta-feira (18), Quarta-Feira de Cinzas.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Câmaras municipais de Mato Grosso do Sul retomam atividades legislativas após o Carnaval, com sessões marcadas a partir desta quarta-feira (18). Cidades como Corumbá, Rochedo e Douradina iniciam os trabalhos hoje, enquanto outras programaram o retorno para os próximos dias. Algumas das maiores cidades do Estado, como Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Ponta Porã, já haviam retomado as atividades no início de fevereiro. Em diversos municípios, não foi possível confirmar as datas de retorno devido à falta de atualização nos canais oficiais de comunicação.
Entre os municípios que retomam as atividades nesta semana estão Corumbá, Rochedo e Douradina, que realizam sessões nesta quarta-feira. Já na quinta-feira (19), os trabalhos começam em Sonora, Aral Moreira, Alcinópolis, Porto Murtinho e Rio Verde de Mato Grosso. Em Coronel Sapucaia, a sessão solene está prevista para sexta-feira (20). Em Eldorado e Itaquiraí, a abertura ocorre apenas na segunda-feira (23).
- Leia Também
- Estrada intransitável isola região do Rincão e impede alunos de chegar à escola
- MP vai acompanhar medidas para destravar obra da Câmara de Vereadores
Os comunicados publicados nas redes sociais indicam convites à população para acompanhar as sessões. Em Aral Moreira, por exemplo, a Câmara anunciou solenidade de abertura no dia 19, enquanto em Coronel Sapucaia a sessão foi marcada para o dia 20 à noite. Em Itaquiraí e Eldorado, as postagens informam que a primeira sessão ordinária do ano será realizada no dia 23, com transmissão ao vivo pela internet.
Enquanto parte dos municípios esperou a folia passar, outras câmaras já retomaram as atividades ainda no início de fevereiro. É o caso de algumas das maiores cidades do Estado, como Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Ponta Porã, além de diversos municípios do interior, entre eles Naviraí, Maracaju, Coxim, Aquidauana e Nova Andradina.
A reportagem não conseguiu confirmar a data de retorno das atividades legislativas em alguns municípios, devido à falta de atualização em sites oficiais e redes sociais das câmaras. Entre eles estão Guia Lopes da Laguna, Caracol, Angélica, Bodoquena, Figueirão, Japorã, Jateí, Miranda, Nioaque, Novo Horizonte do Sul, Paranaíba, Sidrolândia, Sete Quedas, Ribas do Rio Pardo, Paranhos, Taquarussu e Tacuru.
Nos casos em que não há divulgação pública recente, também não foi possível verificar se as sessões já ocorreram ou se ainda serão convocadas.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

