ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SÁBADO  06    CAMPO GRANDE 19º

Política

Faltando 1 hora e meia para fechar urnas, filas diminuem na Capital

A votação termina às 16h em Mato Grosso do Sul. Só poderá votar quem chegar ao local nesse horário

Ângela Kempfer | 02/10/2022 14:31
Na Escola Estadual Arlindo de Andrade Gomes, quase não há movimento. (Foto: Direto das Ruas)
Na Escola Estadual Arlindo de Andrade Gomes, quase não há movimento. (Foto: Direto das Ruas)

Depois de grandes filas no início da manhã em diferentes sessões eleitorais de Campo Grande, o quantitativo de pessoas caiu nessas últimas horas de votação. Na região Central, os eleitores contabilizam entre 5 e 10 minutos para concluir o processo, como por volta das 14h30 na escola Lúcia Martins Coelho.

Na periferia, o fluxo varia. Na Escola Estadual Arlindo de Andrade Gomes, na Avenida Júlio de Castilhos, o movimento é muito tranquilo. "Essa é a minha primeira eleição, mas desde sempre acompanho meus pais e é assim sempre bem tranquilo, eu escolhi vim agora a tarde porque eu sei que é mais calmo que o normal", explica a estudante, Camily Bugomil, de 18 anos.

No Colégio Nova Geração, na Albert Sabin, o tempo depende da sessão. “Fui votar na 212 e não tinha nem fila, cheguei e votei, mas minha filha foi na 305 e ficou mais de 40 minutos esperando”, conta a eleitora Cristina Lemos.

Movimento intenso na escola do bairro Nova Campo Grande. (Foto: Direto das Ruas)
Movimento intenso na escola do bairro Nova Campo Grande. (Foto: Direto das Ruas)

Na Escola Municipal Fauze Scaff Gattass Filho, na Nova Campo Grande, a situação é muito diferente. Eleitores que chegaram às 12h45, só agora entraram na sala para votação, cerca de 2 horas depois.

A técnica de enfermagem Márcia Gamarra, 47 anos, foi de manhã até o local onde ela vota, no bairro Jardim Ouro Verde. Mas, como estava muito cheio, ela decidiu voltar para casa e retornar ao local de votação algum tempo depois. "Fui no período da manhã, por volta das 9h, e estava super cheio, lotado, tinha muita gente mesmo. Aí resolvi voltar agora à tarde e estava super vazio, bem tranquilo", relata.

De acordo com o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), o critério para organização e distribuição de eleitores para cada seção eleitoral é a proximidade da residência, mas também há limite na quantidade de pessoas. Quando chega ao limite, é escolhida outra sessão na mesma região.

Em uma mesma zona eleitoral, as seções são organizadas com números equivalentes de eleitores. Caso sejam observadas filas em algumas seções e, em outras, não, o TRE-MS afirma que essa é uma questão de fluxo. Dependendo do horário que os eleitores decidirem ir até seus locais de votação, pode ser gerada fila.

A votação termina às 16h em Mato Grosso do Sul. Só poderá votar quem chegar ao local nesse horário, mesmo que estiver na fila ainda.

Escola onde Márcia Gamarra mora já estava vazia por volta das 15h20. (Foto: Direto das Ruas)
Escola onde Márcia Gamarra mora já estava vazia por volta das 15h20. (Foto: Direto das Ruas)


Nos siga no Google Notícias