ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, DOMINGO  06    CAMPO GRANDE 34º

Política

Governador sobrevoa áreas afetadas em Corumbá e cumpre agenda em Ponta Porã

Pela manhã, Riedel participa do encontro na fronteira e à tarde vistoria regiões atingidas pela tempestade

Por Jackeline Oliveira | 15/09/2023 08:27
Estrutura de metal da quadra que caiu com a tempestade que ocorreu na terça-feira (Foto: Direto das ruas)
Estrutura de metal da quadra que caiu com a tempestade que ocorreu na terça-feira (Foto: Direto das ruas)

O governador Eduardo Riedel (PSDB) visita nesta sexta-feira (15), a partir das 13h30, as regiões afetadas pela tempestade em Corumbá que ocorreu na última terça-feira (12). Além de sobrevoar as áreas, o chefe do Executivo também avaliará a situação do município pessoalmente, percorrendo todos os locais prejudicados.

Conforme publicado pelo Campo Grande News, um vendaval de 96 km/h passou por Corumbá na tarde de terça-feira (12) e deixou prejuízo de, pelo menos, R$ 3,7 milhões. No dia 13, o prefeito Marcelo Iunes (PSDB) decretou situação de emergência no município por 180 dias. A mobilização de recursos e ações para atendimento à população afetada é coordenada pela Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil.

Uma criança de sete anos morreu durante o temporal que atingiu o município, a força do vento foi suficiente para destruir a cobertura de metal de uma quadra de esportes da Escola Municipal Cassio Leite de Barros. Alunos que estavam na aula de educação física foram atingidos pela estrutura. Dentre elas a vítima do acidente fatal. Outras quatro crianças e o professor que estava no local tiveram ferimentos leves e foram encaminhados para uma Unidade de Pronto Atendimento.

“Ver as famílias, as construções, e principalmente deixar solidariedade. Isso (estragos) não tem retorno, não tem volta, é o mais grave. O resto a gente arruma”, frisou Riedel durante inauguração do hospital veterinário para animais silvestres. O governador se colocou à disposição da prefeitura municipal.

Como informou Iunes à reportagem, a prioridade da visita será ir até a escola onde o estudante morreu, além da Escola Estadual Dom Bosco, que foram as mais afetadas pelo fenômeno natural. Em outro momento, ele irá até o Conjunto Buriti ver famílias que tiveram casas destelhadas "são pessoas humildes e acabou destruindo muita coisa dele", disse o prefeito.

Riedel destacou que outro objetivo da viagem é acompanhar os trabalhos desenvolvidos pela Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul) e pela Defesa Civil.

Segundo o coronel do Corpo de Bombeiros, Hugo Djan, o balanço total do desastre natural afetou, aproximadamente, 90 imóveis; 40 árvores; 10 desabrigados; 5 desalojados; 1 óbito e 10 feridos.

Pela manhã, Riedel cumpre agenda em Ponta Porã, onde ao lado do secretário estadual de Turismo, Cultura e Cidadania, Marcelo Ferreira Miranda, e Hélio Peluffo Filho, secretário estadual de Infraestrutura, participa do 1º Encontro de Negócios da Fronteira Brasil/Paraguai, que terá palestras, rodadas de negócios e exposições.

O evento acontece nos dias 15 e 16 no Espaço de Eventos Majestic Hall. Eduardo Riedel está confirmado como um dos palestrantes do evento.

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), está confirmado como um dos palestrantes do evento. Juan Acosta Benítez, governador eleito do Departamento de Amambay, no Paraguai, também será um dos palestrantes do Encontro de Negócios.

O evento é promovido pela Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso do Sul e pela Grande Loja Simbólica do Paraguai, com a parceria do Governo do Estado, da Fecomércio MS, do Sebrae, do Sistema Fiems, da JBS e das prefeituras de Ponta Porã e Dourados.

Matéria atualizada às 10h03 para acréscimo de informação dada pelo prefeito Marcelo Iunes.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.


Nos siga no Google Notícias