ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  04    CAMPO GRANDE 23º

Política

Governo envia termos de adesão aos municípios interessados em cooperação

Prefeitos terão até sexta-feira (26) para indicar profissional dedicado ao programa

Por Gustavo Bonotto e Fernanda Palheta | 24/04/2024 20:41
O governador Eduardo Riedel (PSDB) durante discurso na apresentação do programa MS Ativo: Municipalismo. (Foto: Saul Schramm)
O governador Eduardo Riedel (PSDB) durante discurso na apresentação do programa MS Ativo: Municipalismo. (Foto: Saul Schramm)

O Governo do Estado iniciou, nesta quarta-feira (24), o envio de convite de adesão ao programa que busca priorizar ações nas áreas de assistência social, educação, infraestrutura e saúde por meio de parcerias com prefeituras.

Apresentado nesta semana, o MS Ativo: Municipalismo visa contemplar acesso a informações e suporte técnico especializado, fortalecendo suas capacidades e ampliando o impacto das políticas públicas implementadas no interior de Mato Grosso do Sul.

O termo encaminhado solicita que os prefeitos indiquem o profissional, como ponto focal da iniciativa, até a próxima sexta-feira (26). Entre as metas estabelecidas estão ações de alfabetização, saúde digital e melhoria da infraestrutura.

Na coletiva, em Campo Grande, o governador Eduardo Riedel (PSDB) destacou que a grande novidade deste plano de ação abrirá caminhos para a interlocução e, assim, acentuar a colaboração entre governo e as prefeituras.

Considerada complexa, a iniciativa demanda a compreensão da situação de cada cidade. "Os municípios estão em momentos diferentes. Ribas do Rio Pardo, por exemplo, vive um momento agressivo de muitos investimentos com a chegada de 10 mil trabalhadores. Difere das necessidades de outras cidades já estabilizadas", pontuou Riedel.

Ainda segundo o gestor tucano, o programa busca interagir em várias frentes, como na atenção primária à saúde e também na educação. "O mesmo usuário que precisa de atendimento em uma unidade básica também vai até o hospital. Isso é uma sobrecarga que pode ser controlada com a ampliação do horário de atendimento nas unidades. Quando o trabalhador termina seu expediente e vai pra casa, a unidade mais perto está fechada, e assim ele se encaminha ao hospital onde aumenta a demanda".

O plano, no entanto, terá monitoramento constante. Os indicadores serão utilizados para a orientação de políticas públicas. "Estamos nos colocando como parceiros dos municípios, para ir além das obras", discursou o governador.

Parte do que será apresentado já foi divulgado pela própria equipe do governo, após cada reunião. Dentre as melhorias, o destaque fica para a pavimentação em todos os municípios. Ao menos uma rua em cada uma das 79 cidades será asfaltada neste ano.

Receba as principais notícias do Estado no WhatsApp. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram e TikTok

Nos siga no Google Notícias