Lula e Simone visitam Bolívia para acordo contra narcotráfico e negociar gás
Lula está em Santa Cruz de La Sierra para encontro com o presidente boliviano Luis Arce
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, para se encontrar com o presidente do país vizinho, Luis Arce. A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet e a presidente da Petrobras Magda Chambriard fazem parte da comitiva que busca um acordo bilateral para baratear importação de gás pelas empresas.
Lula e Arce começaram o dia fazendo uma reunião restrita. Em seguida, eles farão uma sessão ampliada com autoridades de ambos os países e parte da delegação brasileira. Em declaração pública, o petista enfatizou a importância estratégica da Bolívia para o Brasil, destacando a extensa fronteira compartilhada de 3.600 quilômetros.
"O Brasil precisa ajudar a Bolívia a se desenvolver, a se industrializar", afirmou Lula, destacando o potencial mineral e de gás natural do país vizinho. Ele ressaltou a necessidade de uma cooperação que não apenas explore os recursos bolivianos, mas também promova o desenvolvimento econômico e social do país andino.
Segundo a Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência), os temas a serem discutidos incluem o combate ao tráfico de pessoas e ao narcotráfico, o acesso de brasileiros residentes na Bolívia aos serviços de saúde pública, possíveis ajustes na cota da usina hidrelétrica de Jirau no Rio Madeira e a construção de uma ponte binacional em Guajará-Mirim (RO).
À tarde, Lula participará de um encontro com empresários, visando promover oportunidades de investimento e parcerias bilaterais. Em sua rede social, Lula compartilhou: "Após participar da Cúpula do Mercosul no Paraguai, cheguei a Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, onde fui recebido por líderes de movimentos sociais. Queremos fortalecer as relações entre nossos países e também a integração regional".
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.