ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, SEXTA  20    CAMPO GRANDE 35º

Política

MS assina acordo com governo regional chileno para efetivação da Rota Bioceânica

Acordo de colaboração servirá para impulsionar relações comerciais entre as regiões

Jhefferson Gamarra e Jackeline Oliveira | 06/07/2023 12:33
Governador Eduardo Riedel assinando termo de cooperação ao lado do representante do Governo do Chile (Foto: Henrique Kawaminami)
Governador Eduardo Riedel assinando termo de cooperação ao lado do representante do Governo do Chile (Foto: Henrique Kawaminami)

Na manhã desta quinta-feira (6), o Governo de Mato Grosso do Sul deu mais um importante passo para a efetivação da Rota Bioceânica ao assinar um acordo de colaboração com o Governo de Tarapacá, região Norte do Chile, que terá um escritório em Campo Grande.

Na avaliação do governador Eduardo Riedel (PSDB), a assinatura do acordo marca um avanço significativo na construção do corredor que ligará o Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, encurtando o caminho para o Oceano Pacífico e o mercado asiático e trazendo maior competitividade aos produtos locais, tanto nas importações quanto nas exportações.

Governador Eduardo Riedel ao lado do dirigente do Governo de Tarapacá, José Miguel Gallardo (Foto: Henrique Kawaminami)
Governador Eduardo Riedel ao lado do dirigente do Governo de Tarapacá, José Miguel Gallardo (Foto: Henrique Kawaminami)

“A partir do momento em que Mato Grosso do Sul se consolida como grande exportador nacional, abre também uma grande janela para a importação de manufaturados que vem dos países asiáticos e que chegam por Iquique. Então essa será uma relação de mão dupla.”

Além das obras de infraestrutura, como pavimentação e construção de pontes, a consolidação da Rota Bioceânica depende da articulação e parcerias entre os governos envolvidos. O acordo firmado entre Mato Grosso do Sul e Tarapacá será essencial para o futuro do corredor.

O dirigente do Governo de Tarapacá, José Miguel Gallardo, representou o país vizinho na oficialização do compromisso mútuo de viabilizar as condições necessárias para a plena utilização dos benefícios proporcionados pela Rota Bioceânica, prevista para entrar em operação em 2025.

“Estamos muito contentes que a partir de hoje vamos estabelecer uma relação formal com Mato Grosso do Sul, para melhorar a competitividade entre as empresas e Estado, além disso, ser mais eficiente a logística para o comércio”, comentou em espanhol o representante do Governo de Tarapacá.

Além da assinatura do acordo de cooperação, o Chile será o primeiro país a estabelecer uma representação comercial no Estado. Na sexta-feira (6), autoridades e empresários da região chilena realizarão a inauguração do "Escritório da Corporação de Desenvolvimento Regional de Tarapacá", que ficará situado em um edifício comercial na Avenida Afonso Pena, ao lado do Shopping Campo Grande.

“A região de Tarapacá representa todo o Norte do Chile, uma área de boa extensão territorial e muito rica, com portos. O escritório comercial que será inaugurado será utilizado para fortalecer o comercio entre o Norte do Chile e Mato Grosso do Sul, com todos os tipos de mercadorias”, ressaltou o ministro da carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores, João Carlos Parkinson, que participou do encontro.

Representantes do governo chileno reunidos com a equipe de Governo de MS (Foto: Henrique Kawaminami)
Representantes do governo chileno reunidos com a equipe de Governo de MS (Foto: Henrique Kawaminami)

O acordo de colaboração entre o Governo de Mato Grosso do Sul e o Governo de Tarapacá estabelece uma série de compromissos para fortalecer a integração da Rota Bioceânica e impulsionar as relações comerciais entre as regiões. Os compromissos incluem a promoção de atividades produtivas e investimentos, a criação de espaços de articulação entre empresas, visitas técnicas e empresariais, a coordenação da participação em eventos nacionais e internacionais, a realização de estudos para superar obstáculos e potencializar iniciativas produtivas, a atração de investimentos para aproveitar o potencial logístico, a troca de informações técnicas, o apoio a atividades de assistência técnica, econômica, científica e cultural, a colaboração na consolidação dos corredores bioceânicos e o estabelecimento de ecossistemas logísticos integrados, sustentáveis e seguros.

Vale frisar que acordo não envolve transferência de recursos financeiros e terá validade inicial de 24 meses, podendo ser prorrogado por até 60 meses, condicionado à conclusão da Rota Bioceânica.

Dados do boletim do Consórcio Pybra, emitido em 4 de julho, a obra da ponte que ligará Porto Murtinho, município sul-mato-grossense, à cidade paraguaia de Carmelo Peralta, está em andamento em diversas frentes para consolidar a Rota Bioceânica. Atualmente, a obra registra 24,68% de serviços executados.

Nos siga no Google Notícias