ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, SÁBADO  28    CAMPO GRANDE 22º

Política

Passa em 1ª votação projeto sobre Libras como critério de desempate em concursos

O projeto passará por nova votação e se aprovado será encaminhado para a sanção da prefeita Adriane Lopes (PP)

Alison Silva | 12/09/2023 16:27
Sessão da Câmara dos Vereadores desta terça-feira (Foto: Izaias Medeiros)
Sessão da Câmara dos Vereadores desta terça-feira (Foto: Izaias Medeiros)

Em 1ª votação, a Câmara Municipal de Campo Grande aprovou nesta terça-feira (12) o PL (Projeto de Lei) para que Libras (Língua Brasileira de Sinais) seja usada como critério de pontuação para desempate em concursos públicos e processos seletivos realizados na Capital, pelos órgãos da administração pública direta e indireta.

De autoria do vereador André Luis Soares da Fonseca, o professor André (Rede), o projeto determina ainda que o critério deve ficar expresso nos editais de concursos e seleções.

Dos candidatos, será exigido o conhecimento comprovado da Língua de Sinais com base no Decreto Federal n.º 5.626 de 22 de dezembro de 2005, com o regulamento da Libras.

Em uma de suas justificativas, o vereador destaca que “a presença de profissionais tradutores e intérpretes de língua de sinais com conhecimento teórico-prático para atuar junto aos mais variados campos da administração pública é importante para a demanda de intermediários na comunicação entre surdos e ouvintes”.

Segundo o parlamentar, a proposta pretende ser mais um meio em sanar ao longo do tempo a falta de intérpretes em órgão públicos o que prejudica o acesso aos portadores de deficiência auditiva e bens e serviço, “impedindo que ele tenha uma vida autônoma e digna na sociedade, garantindo assim o reconhecimento e legitimação desta forma de comunicação”.

Cabe destacar que o PL passará por nova votação e se aprovado será encaminhado para a sanção da prefeita Adriane Lopes (PP).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias