ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, SÁBADO  06    CAMPO GRANDE 25º

Política

Prefeita admite sobrecarga e classifica troca na Saúde como “reestruturação”

Adriane nega que a saída de Rosana Leite tenha ocorrido por quebra de contrato de gestão ou baixo desempenho

Por Fernanda Palheta | 06/09/2025 11:51
Prefeita admite sobrecarga e classifica troca na Saúde como “reestruturação”
Prefeita Adriane Lopes (PP) durante agenda em comemoração ao aniversário de Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)

A saída de Rosana Leite de Melo da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), oficializada em edição extra do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) desta sexta-feira (5), faz parte da reestruturação da Prefeitura de Campo Grande iniciada no segundo mandato da prefeita Adriane Lopes (PP). Em entrevista ao Campo Grande News, na manhã deste sábado (6), a prefeita explicou que essa é mais uma etapa das mudanças que começaram em janeiro deste ano.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A saída de Rosana Leite de Melo da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande, oficializada em 5 de outubro, integra um processo de reestruturação da gestão da prefeita Adriane Lopes. A prefeita destacou a necessidade de melhorar a qualidade dos serviços de saúde, considerando o crescimento populacional e a sobrecarga de atendimentos. Um novo comitê gestor, coordenado por Ivoni Kanaan Nabhan Pelegrinelli, substituirá a estrutura tradicional da Sesau e atuará por até seis meses, com possibilidade de prorrogação. A prefeita afirmou que a equipe técnica contará com a colaboração de órgãos externos, como o Ministério Público e o Conselho Municipal de Saúde, para aprimorar a gestão.

"É uma questão de reestruturação, como já aconteceu lá atrás com a Educação e com a Semadur [Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano]. Ainda é uma etapa da reforma administrativa", afirmou a prefeita.

Adriane reconheceu que a saúde é um dos gargalos da gestão. "Precisamos melhorar a qualidade da entrega. Entendemos que precisa de uma reestruturação, de rever o organograma e de entender como fazer o cofinanciamento ter mais efetividade; por isso, instituímos o comitê gestor", completou.

A prefeita ainda cita o crescimento da população e a sobrecarga de atendimentos vindos do interior como fatores que contribuíram para a decisão. "Campo Grande tem 956 mil habitantes e atendemos quase o dobro. Precisamos entender quais ações e mecanismos devemos adotar para atender a essa sobrecarga e como vamos obter financiamento para toda a população que atendemos", afirmou.

De acordo com o decreto nº 16.372, o grupo coordenado por Ivoni Kanaan Nabhan Pelegrinelli substituirá a estrutura tradicional da Sesau. Ivoni deixou a Secretaria de Assistência Social para assumir o cargo de assessora especial na Sesau. A publicação prevê a atuação do comitê por seis meses, prazo que pode ser prorrogado. Adriane explica que a vigência dependerá da atuação da equipe técnica. "Podem ser três meses, seis meses ou dois", ponderou.

A chefe do executivo explicou que as discussões sobre a pasta contarão com colaboração externa, como o Ministério Público e o Conselho Municipal de Saúde, que já devem participar de uma reunião na próxima semana. Em um segundo momento, Adriane adiantou que o comitê terá supervisão de técnicos "renomados de todo o País".

Questionada sobre a saída de Rosana, a prefeita negou a quebra do contrato de gestão, mecanismo anunciado na posse que prometia demitir o secretário que não entregasse os resultados determinados. "Rosana continua na gestão, está em um cargo técnico para cumprir essa função entre a Sesau e o Ministério da Saúde. Foi uma decisão tomada em conjunto", afirmou.

Segundo Adriane, estava se tornando inviável Rosana seguir tocando a Secretaria e ir a Brasília toda semana buscar recursos para Campo Grande. A prefeita ainda disse que não há nenhum nome em mente para assumir a Sesau após a reestruturação.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.