ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, SÁBADO  04    CAMPO GRANDE 30º

Política

Proibição de importação de armas no Paraguai melhora segurança em MS, diz Riedel

Governador considera que medida adotada pelo país vizinho foi fundamental para frear as rotas de tráfico

Por Mylena Fraiha | 04/10/2025 17:45
Proibição de importação de armas no Paraguai melhora segurança em MS, diz Riedel
Presidente paraguaio, Santiago Peña, conversa com o governador de MS, Eduardo Riedel, durante café da manhã com empresários na Fiems, em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami).

O governador Eduardo Riedel (PP) elogiou, neste sábado (4), as medidas adotadas pelo presidente do Paraguai, Santiago Peña, no combate ao crime organizado, e destacou que as ações do país vizinho têm reflexos diretos em Mato Grosso do Sul. A declaração foi feita durante evento do Progressistas, no Hotel Deville, em Campo Grande.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, elogiou as medidas de combate ao crime organizado adotadas pelo presidente do Paraguai, Santiago Peña, destacando a proibição da importação de armas no país vizinho. A decisão, implementada em outubro de 2023, tem contribuído significativamente para enfraquecer as rotas de tráfico de armas para o Brasil.Durante visita de dois dias ao estado, Peña cumpriu agenda em diversas cidades, incluindo Carmelo Peralta, Dourados, Campo Grande e Ribas do Rio Pardo. Os líderes discutiram projetos bilaterais, como a transformação do Aeroporto de Ponta Porã em terminal binacional e iniciativas nas áreas de saneamento, saúde e segurança pública nas regiões fronteiriças.

Riedel avaliou como “muito produtiva” a visita de dois dias realizada por Peña ao Estado, que incluiu agendas em Carmelo Peralta, Dourados, Campo Grande e Ribas do Rio Pardo. “Foi uma visita muito produtiva, com dois dias intensos de agenda. Claro que ele veio ao Mato Grosso do Sul em busca de investimentos para o Paraguai. E eu repito o que já disse: o crescimento do Paraguai é também o nosso crescimento”, afirmou o governador.

O governador de MS também destacou que as ações do presidente paraguaio na área de segurança pública têm impacto direto nas fronteiras brasileiras. “Ele tem uma agenda interna muito positiva, que favorece diretamente o Mato Grosso do Sul. Na área da segurança pública, por exemplo, o Paraguai tem ajudado de forma extrema no combate ao crime organizado. Ele tomou uma medida que pouca gente sabe: proibiu a importação de armas no Paraguai”, ressaltou Riedel.

Segundo o governador, a decisão foi fundamental para enfraquecer as rotas de tráfico de armas entre o país vizinho e o Brasil. “Veja a dimensão dessa decisão. Boa parte do tráfico de armas para o Sudeste brasileiro — Rio, São Paulo e outros estados mais populosos — entrava pelo Paraguai. Ele foi capaz de enfrentar isso, prendeu envolvidos e devolveu criminosos ao Brasil”, completou.

A medida citada por Riedel foi adotada em outubro de 2023, quando Peña suspendeu a importação de armas no país como parte de uma estratégia para enfrentar a insegurança nas fronteiras. O anúncio ocorreu após a assinatura de um acordo entre Brasil e Paraguai para reforçar o combate ao crime organizado, à lavagem de dinheiro e à corrupção.

Na época, Peña afirmou ao jornal La Nación que a decisão era necessária para “enfrentar o flagelo da insegurança transnacional”. “Não pouparemos esforços; tomaremos todas as medidas necessárias e seremos implacáveis com aqueles que não estiverem à altura do desafio”, declarou.

Visita ao MS – Durante sua passagem, Peña cumpriu uma série de compromissos com autoridades e empresários brasileiros. Na quinta-feira (2), pela manhã, visitou o canteiro de obras da ponte da Rota Bioceânica, em Carmelo Peralta, acompanhado de Riedel e da ministra do Planejamento, Simone Tebet. À tarde, em Dourados, participou do anúncio de um investimento de US$ 70 milhões da JBS na produção de frangos no país vizinho.

O presidente também participou de um jantar com senadores, deputados, ministros e empresários em Campo Grande e, no dia seguinte (3), visitou a Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) e a fábrica de celulose da Suzano, em Ribas do Rio Pardo.

Segundo Riedel, o presidente paraguaio está “planejando o desenvolvimento do país nos mesmos moldes do que aconteceu em Mato Grosso do Sul, com crescimento, infraestrutura e geração de oportunidades”.

O governador também afirmou que tratou com Peña de pautas bilaterais, como a transformação do Aeroporto de Ponta Porã em terminal binacional, além de projetos de saneamento, saúde e segurança pública nas regiões de fronteira.

“Foram muitas conversas e agendas convergentes entre dois governos que têm muito a ganhar juntos. O Paraguai tem localização estratégica na América do Sul e é, sem dúvida, um grande parceiro do Brasil, especialmente dos estados vizinhos, como Mato Grosso do Sul e Paraná”, concluiu Riedel.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.