Riedel pede que senadores lutem por divisão igualitária de fundo entre estados
Governador defende mudanças nos critérios de divisão de fundo no texto apresentado no Senado
O governador Eduardo Riedel (PSDB) fez reunião nesta segunda-feira (30) com os senadores de Mato Grosso do Sul. As discussões tinham como pauta a reforma tributária e os interesses do Estado. As mudanças propostas por Riedel pretendem evitar perdas na receita.
Estavam presentes os três senadores de Mato Grosso do Sul: Nelson Trad (PSD), Tereza Cristina (PP), por meio de videoconferência, e Soraya Thronicke (Podemos). Além deles, também participou da discussão o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Pedro Caravina. A reunião foi no gabinete do governador, no Parque dos Poderes.
Riedel defende mudanças na divisão dos recursos do FNDR (Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional) entre os Estados. A proposta é que em torno de 20% deste percentual seja dividido de forma igualitária entre os estados. Também requisita que o valor de distribuição do fundo aumente de R$ 60 bilhões para R$ 75 bilhões.
Depois que o texto foi apresentado no Senado Federal, o governador foi contra a distribuição que coloca Mato Grosso do Sul na penúltima colocação para receber recursos do FNDR.
“Não sou contra a reforma, só que especificamente o critério de distribuição do fundo de desenvolvimento nos desagradou. Contra isso que vamos brigar agora”, explicou Riedel.
Além disso, o governador destacou que tentará apoio de outros Estados que estariam insatisfeitos com os critérios para distribuição dos recursos do FNDR proposto pelo relator da proposta, Eduardo Braga (MDB-PA).
“Nós queremos que seja uma reforma tributária justa para todas as regiões. O Brasil precisa de uma reforma, mas não pode ser qualquer uma, que possa piorar a situação de vários estados. Conversamos e traçamos as estratégias sobre o que pode ser melhorado", ressaltou a senadora Soraya Thronicke.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.