ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 28º

Política

Temer é homenageado e Simone Tebet garante recursos para a Rota Bioceânica

Rota Bioceânica é um projeto que prevê a ligação entre os portos de Porto Murtinho (BR) e Carmelo Peralta (PY)

Por Jhefferson Gamarra e Gabriela Couto | 21/09/2023 15:25
Ministra Simone Tebet ao lado do ex-presidente Temer e parlamentares na Assembleia (Foto: Alex Machado)
Ministra Simone Tebet ao lado do ex-presidente Temer e parlamentares na Assembleia (Foto: Alex Machado)

Em evento realizado na tarde desta quinta-feira (21) na Alems (Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul), o ex-presidente Michel Temer (MDB) e o ex-presidente do Paraguai Mário Abdo Benitez foram homenageados em reconhecimento ao seu papel fundamental para a concretização da Rota Bioceânica, que ligará o Atlântico ao Pacífico, cortando Mato Grosso do Sul. O evento também marcou a instalação de um grupo de trabalho para acompanhar o andamento das obras.

Em seu discurso, o deputado estadual Zeca do PT, proponente da homenagem e que presidirá a Frente Parlamentar, destacou a importância da iniciativa e elogiou o esforço conjunto de Temer, Abdo Benitez e do ex-ministro Carlos Marum para tornar o sonho de décadas em realidade. Ele ressaltou que a rota representa não apenas um marco no desenvolvimento econômico, mas também na integração social, cultural e turística da América do Sul.

"Aproximar as partes e materializar um sonho de mais de 40 anos é um feito extraordinário. Essa iniciativa coloca Mato Grosso do Sul no epicentro do desenvolvimento e fortalece nossos laços com o Paraguai. É justo reconhecer o papel desempenhado por Temer, Abdo Benitez e Marum nesse processo", afirmou Zeca do PT, que foi duramente criticado pela homenagem ao algoz da ex-presidente Dilma Roussef.

A Rota Bioceânica é um projeto de infraestrutura que prevê a ligação entre os portos de Porto Murtinho, no Brasil, e Carmelo Peralta, no Paraguai, por meio de uma ponte sobre o Rio Paraguai. Essa rota permitirá o acesso mais eficiente aos mercados internacionais, impulsionando o comércio e a geração de empregos na região.

Ex-presidente Michel Temer discursando na Assembleia Legislativa (Foto: Alex Machado)
Ex-presidente Michel Temer discursando na Assembleia Legislativa (Foto: Alex Machado)

Ao receber a homenagem, Michel Temer expressou sua satisfação em ver o projeto avançar, destacando a importância da integração regional. "Essa rota bioceânica é um projeto ousado e visionário, que fortalece os laços entre nossos países e abre novas oportunidades comerciais. Estou honrado por esta homenagem e pela concretização desse sonho", afirmou o ex-presidente do Brasil.

Da mesma forma, Mário Abdo Benitez, ex-presidente do Paraguai, elogiou a cooperação entre os países e o progresso da Rota Bioceânica. Ele enfatizou que essa iniciativa é um marco na história das relações entre o Brasil e o Paraguai.

O evento também trouxe à tona planos para explorar novas rotas semelhantes, incluindo uma na Guiana com o Panamá, outra no Rio Grande do Sul e uma em Rondônia, via Acre. No entanto, a Rota Bioceânica é mais próxima da concretização.

De acordo com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, a licitação para a construção da alça viária de acesso à ponte que liga Porto Murtinho (MS) a Carmelo Peralta (Paraguai) está prevista para ser lançada até o fim do ano e ser finalizada em 2024, com recursos garantidos no Novo PAC.

“A integração do Brasil começa com a integração regional, no ministério existe um grupo para estudar novas rotas semelhantes, no entanto, a mais próxima da realidade é a nossa rota porque o aspecto principal está no Novo PAC. A licitação da alça deve sair em outubro e o resultado até abril do ano que vem”, confirmou a ministra.

Além disso, Tebet destacou que o Governo Federal tem interesse em buscar acordos comerciais além-mar, especificamente com o Mercosul e a União Europeia, visando benefícios significativos nas relações comerciais e na geração de emprego e renda.

Após as homenagens no Palácio Guaicurus, a comitiva seguirá para Bonito, a 257 km da Capital. Na oportunidade, os dois ex-presidentes do Brasil e Paraguai também serão homenageados no Prêmio Piraputanga de Turismo que está em sua sétima edição. A noite de gala também celebrará personalidades com estatuetas em formato de peixes, símbolo de Bonito, esculpidas pelo artesão local Nilson dos Santos.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias