Próteses mamárias e glúteas chinesas são suspensas após 47 irregularidades
A orientação é que pacientes que tenham recebido implantes desses modelos consultem seus médicos
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou, nesta segunda-feira (28), a suspensão imediata da comercialização, distribuição, importação, propaganda e uso de próteses mamárias e glúteas, além de provadores desses produtos fabricados pela empresa chinesa Shanghai Dong Yue Medical Health Product Co. Ltd.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Anvisa suspendeu a comercialização, distribuição, importação e uso de próteses mamárias e glúteas fabricadas pela empresa chinesa Shangai Dong Yue Medical Health Product Co. Ltd. A decisão foi tomada após inspeção que identificou 47 irregularidades classificadas como de risco "maior" e "crítico". A suspensão afeta todos os lotes fabricados a partir de 1º de maio de 2025, incluindo próteses glúteas ISD, próteses mamárias ISD texturizadas e seus respectivos provadores. A Anvisa recomenda que pacientes que receberam estes implantes procurem seus médicos para avaliação e acompanhamento.
A medida foi tomada após uma inspeção sanitária na linha de produção da fabricante, que revelou o descumprimento das Boas Práticas de Fabricação (BPF) exigidas para dispositivos médicos. Segundo a Anvisa, foram identificadas 47 irregularidades, classificadas como de risco “maior” e “crítico”, comprometendo diretamente a qualidade e segurança dos produtos.
- Leia Também
- Anvisa proíbe fabricação e venda do medidor de glicose sanguínea "OK Pro"
- “Deus está no controle”, diz mãe após remédio de R$ 20 milhões ser suspenso
Os itens eram importados para o Brasil pela empresa Parts Import Comércio de Importação e Exportação Ltda. Estão suspensos todos os lotes fabricados a partir de 1º de maio de 2025 dos seguintes produtos:
Prótese glútea ISD
Prótese mamária ISD texturizada
Provadores para prótese mamária ISD texturizada
Provadores para prótese glútea ISD
A Anvisa ressalta que próteses são dispositivos médicos sensíveis, exigindo rigor absoluto nos processos de fabricação. Diante da gravidade das irregularidades encontradas, a orientação é que pacientes que tenham recebido implantes desses modelos consultem seus médicos.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.