ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 32º

Lugares por Onde Ando

Alemanha também abre suas fronteiras para brasileiros

Paulo Nonato de Souza | 24/08/2021 08:12
O Castelo de Neuschwanstein, construído em 1869, é uma das atrações turísticas na região da Baviera, na Alemanha (Foto: Reprodução)
O Castelo de Neuschwanstein, construído em 1869, é uma das atrações turísticas na região da Baviera, na Alemanha (Foto: Reprodução)

A última semana de agosto começou com uma boa notícia para o turismo internacional, especialmente para os brasileiros que costumam viajar para o exterior. É que desde o último domingo, 22, a Alemanha está com suas fronteiras abertas para turistas que partem do Brasil, dede que 100% imunizado contra a Covid-19. Na primeira quinzena deste mês a França anunciou novas medidas para facilitar a entrada de turistas, incluindo quem parte do Brasil.

Agora, já quase fechando o mês, o Instituto Robert Koch, agência federal da Alemanha, responsável pelo controle e prevenção de doenças, equivalente à nossa Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), considerou que o Brasil não é mais uma área de variantes do coronavírus. Passou a ser uma área de alto risco, o que já permite a entrada de viajantes brasileiros imunizados com as vacinas aprovadas em território alemão: BioNTech/Pfizer, Moderna, AstraZeneca e Janssen/Johnson & Johnson.

As pessoas 100% vacinadas contra o coronavírus SARS-CoV-2 e que foram imunizadas com uma das vacinas listadas já podem voltar a viajar a partir de aeroportos brasileiros para a Alemanha para fins de turismo, diz o site oficial da representação da Alemanha no Brasil. Ampliação da abertura para imunizados com outras vacinas, como a CoronaVac, que não está listada, só deve acontecer depois que os testes necessários forem concluídos.

Atenção para as novas regras - São considerados totalmente vacinados passageiros que tenham sido imunizados há no mínimo 14 dias com as duas doses (ou dose única, se for o caso) das vacinas aceitas pelo Instituto Federal de Vacinas e Biomedicina da Alemanha. O órgão com sede em Langen, próximo de Frankfurt, é responsável pela investigação, avaliação e permissão de introdução no mercado de biomedicamentos de uso humano e medicamentos imunológicos veterinários.

Para tirar o registro digital de entrada basta o viajante apresentar o comprovante de vacinação. O documento poderá ser exigido pela Polícia Federal alemã ou pela autoridade competente no momento do desembarque. Passageiros que viajarem de avião devem apresentar os comprovantes à companhia aérea antes do início da viagem.
No momento do check-in é preciso apresentar o comprovante de vacinação (impresso ou digital) em inglês, alemão, espanhol, Italiano ou francês. Certificados em Português não serão aceitos, mas você pode gerar uma versão em Inglês do certificado nos aplicativos ConecteSUS ou Poupatempo Digital (SP).

Fique atento porque no certificado devem constar o nome, sobrenome e data de nascimento do passageiro, data da vacinação e número de doses recebidas, nome da vacina e o nome da doença em questão, nome e logotipo da instituição responsável pela vacinação e emissão do certificado.

Passageiros recuperados da COVID-19 e que já tenham recebido uma dose do imunizante também são considerados "totalmente vacinados". Nestes casos, além do certificado de vacinação com uma dose aplicada, é necessário apresentar resultado de teste negativo impresso ou digital, dos tipos PCR, LAMP ou TMA emitido entre 28 dias e 6 meses antes da data de ingresso na Alemanha.

Se o viajante ainda não completou 12 anos de idade e não foi vacinado a entrada na Alemanha só é permitida desde que acompanhado por pelo menos um dos pais totalmente vacinado. Outro item fundamental é o formulário digital que deve ser preenchido pelos passageiros.

Mudanças podem acontecer - Considerando que as decisões governamentais para abertura ou fechamento de fronteiras dependem dos índices da pandemia, antes de fechar a compra da sua viagem é sempre bom lembrar que as regras podem sofrer alterações a qualquer momento. O ideal é buscar informações nos sites oficiais do país de destino. No caso da Alemanha, listamos abaixo três fontes para a sua pesquisa:

- Representação da República Federal da Alemanha no Brasil

- Instituto Robert Koch

- Instituto Federal de Vacinas e Biomedicina da Alemanha

Nos siga no Google Notícias