Se vai viajar de carro, veja o que precisa para evitar perrengues

O fim de ano está chegando e as sonhadas férias estão batendo à porta! Significa que a demanda de viajantes nos aeroportos só cresce a cada dia e os preços das passagens aéreas ficam cada vez mais altos. Então, o jeito é pegar a estrada. É uma ótima ideia, só não esquece de que isso exige planejamento, organização e cuidados para que o seu veículo esteja bem revisado e devidamente pronto na parte mecânica e documental. Nem pense em contar com a sorte.
Ninguém conhece o seu carro melhor do que você mesmo. Antes de levar o veículo ao seu mecânico de confiança, uma dica é fazer uma observação atenta se está tudo certo ou se há algo estranho, como barulhos diferentes vindos do motor, lataria ou rodas. É importante se autoquestionar se o seu carro está mesmo em condições para encarar a estrada. Enfim, o conceito de pegar a estrada não se resume em ligar o carro e sair dirigindo.
Veja abaixo outras dicas importantes da Zul+, um aplicativo que centraliza serviços automotivos. Sugestões básicas do que você não deve deixar de fazer para que a sua viagem de carro seja tranquila nesta virada de 2025 para 2026:
Revisão precisa estar em dia - Se você vai pegar estrada com seu veículo, saiba que a viagem começa muito antes do “arrumar as malas”. O primeiro passo para quem quer realmente viajar de carro é fazer uma revisão automotiva. Ela é necessária para evitar que o carro quebre no meio do caminho ou até mesmo se envolva em acidentes graves. É fundamental levar o automóvel a uma oficina mecânica de sua confiança para fazer um check-up. Verificar a calibragem de pneus, o nível de óleo do motor e pastilha de freio são cuidados indispensáveis
Roteiro da viagem de carro – Um bom plano de viagem começa pelo roteiro de acesso ao seu destino. Verifique as condições dos caminhos por onde irá passar. Por exemplo, quantos pedágios tem na estrada, os valores de cada um deles ou quanto vai gastar de combustível, se vai precisar de hospedagem para não ter que tocar direto, tudo pode ser pensado antes. Pesquise na internet depoimentos de pessoas que já viajaram de carro para o mesmo lugar. Com certeza, a experiência e os erros dessas pessoas vão te ajudar a evitar problemas.
Documentos pessoais e do veículo - Carregar alguns documentos de identificação também é primordial. Separe uma carteira apenas para os documentos da viagem. É indispensável levar Carteira Nacional de Habilitação – CNH, Carteira de Identidade ou RG e Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, o CRVL.
Tanto a CNH, quanto o CRLV podem ser emitidos digitalmente. No entanto, a recomendação é também levar os documentos originais impressos. Assim, você consegue evitar algum perrengue caso esteja sem bateria no celular. Vale lembrar que caso você vá viajar de carro saindo do Brasil para algum outro país do Mercosul, como Argentina ou Uruguai, você vai precisar do Seguro Carta Verde. É uma espécie de DPVAT Sul-americano e serve para cobrir danos e despesas médicas em caso de acidente de trânsito.
Kit emergência – Mesmo que você tenha feito um bom planejamento, algum imprevisto pode acontecer. E nessas horas, é importante contar com um kit de emergência dentro do carro. Personalize os itens de acordo com seu perfil e necessidades, mas no geral é importante ter remédios para dor de cabeça, dor muscular e enjoo, papel higiênico, lenços umedecidos, manta etc.
Estepe completo (pneu reserva, macaco etc.) - Já pensou você estar no meio de uma estrada desconhecida e o pneu do carro furar? Sim, isso pode acontecer e é capaz de transformar a viagem em um grande pesadelo. Por esse motivo, é importante entender como utilizar o estepe antes de uma emergência. Com o carro na garagem, retire os equipamentos do estepe, como o macaco, a chave de roda, o triângulo e o pneu reserva, e simule a troca de um pneu furado. Você fazer isso na sua casa sem nenhuma pressão é fundamental para você saber o que fazer caso isso aconteça na estrada.
Celular com GPS, carregador e suporte veicular - Antes, você precisava andar com aqueles mapas enormes e ficar atento para não se perder no meio do caminho. Hoje, basta um smartphone com acesso à internet que você consegue dirigir para qualquer lugar. Em uma viagem de carro, não poderíamos deixar de fora o celular. Mas além dele, também é importante levar um carregador veicular e um suporte, que vão descomplicar e muito a sua vida.
Tenha sua tag de pedágio - Uma tag de pedágio é um adesivo eletrônico colado no para-brisa do veículo que permite o pagamento automático de pedágios e outros serviços, como estacionamentos e postos de combustível. Ela funciona através da tecnologia RFID, que se comunica com leitores nas cancelas ou pórticos para identificar o veículo e debitar o valor da conta do usuário, que pode ser pré-pago ou pós-pago via fatura de cartão de crédito. A comunicação eletrônica é instantânea, o que permite que a cancela se abra automaticamente sem que você precise parar o carro.
Óculos escuros, guarda-chuva e blusa de frio - Pode ser que o seu destino seja uma belíssima praia. No entanto, no dia da sua viagem, uma tempestade invadiu a cidade, e agora, ao invés do sol, há muita chuva. Só que graças ao casaco que você tem dentro do seu carro, você não vai passar frio. Por essa razão, é muito importante carregar sempre alguns objetos que podem parecer loucura, mas que vão te ajudar caso o jogo vire. Um óculo escuro para caso o sol te atrapalhe durante a viagem, uma guarda-chuva para não se molhar em caso de chuva e uma blusa de frio para não pegar um resfriado.

