Veja dicas para quem visita a Amazônia pela primeira vez

Amazônia, tão admirada e visitada por turistas estrangeiros todos os anos, segue sem a mesma admiração como atrativo turístico por parte dos viajantes brasileiros. Nem mesmo o fato de Manaus, a capital, ter sido sede da Copa do Mundo em 2014 conseguiu atrair mais turistas do Brasil. A biodiversidade, a gastronomia e o ecoturismo são o foco do interesse dos visitantes internacionais, conforme dados do Ministério do Turismo.
Com sua diversidade sem igual no mundo, o que deu à região um certo status lendário, o bioma amazônico toma quase 50% do território brasileiro. As altíssimas árvores, a vida selvagem e o incrível rio que corta a floresta vivem no imaginário coletivo graças às dezenas de filmes e documentários produzidos sobre a Amazonia nos últimos 50 anos.
Veja abaixo algumas dicas do site VamosLatam para quem pensa em visitar a Amazonia pela primeira vez:
Assim como o Pantanal, quem visita a Amazônia sempre espera se deparar com onças em árvores ou sucuris espreitando nas margens dos rios, mas pode se decepcionar, porque esses encontros não são comuns. Na real, são as pequenas experiências que tornam a visita à floresta amazônica especial: sair de canoa atravessando a floresta inundada, despertar com o som dos bugios e lançar ou até tirar uma soneca numa rede em um barco enquanto sobe o rio Amazonas.
A primeira regra de uma viagem à floresta tropical é reservar um passeio com um operador turístico certificado. Não tente fazer esse tipo de passeio sozinho. Um bom guia saberá onde avistar papagaios, araras e aves aquáticas, além de micos, macacos-esquilo e talvez uma tropa de bugios. Tente incluir uma caminhada durante a noite para avistar criaturas noturnas.
Em uma viagem econômica, você dorme em uma rede em uma casa bem típica local, onde irá comer feijão, arroz, peixe e mandioca. Tenha em mente que o clima é sempre quente e úmido e que a vegetação apresenta criaturas nem sempre agradáveis aos pouco habituados, como formigas e mosquitos. Por isso, vale o recado: leve repelente e vista roupas leves o tempo todo.
Há literalmente centenas de barcos, do mais econômico ao super luxuoso, oferecendo cruzeiros pelos rios Amazonas e Negro. Barcos menores, de padrão turístico, podem navegar pelos afluentes estreitos dos rios e chegar às profundezas da floresta. Esses afluentes mais tranquilos abrigam vida aquática abundante, como botos, ariranhas, piranhas e bagres. Entre as árvores é possível encontrar preguiças e primatas, além de muitas aves multicoloridas. Se houver tempo, seu cruzeiro pode incluir caminhadas na selva, pesca de piranhas, passeios de barco até as nenúfares (plantas aquáticas) gigantes e visitas a aldeias de caboclos.
Uma curiosidade, o rio Negro, que tem águas escuras, deságua no córrego principal do rio Amazonas, que é bem mas claro. No Encontro das Águas, os dois rios se fundem, mas suas águas não se misturam completamente por mais de 6 km. O fenômeno é causado por diferenças na velocidade das correntes e nas propriedades da água. Golfinhos de água doce às vezes são vistos nas proximidades.
Outra joia amazônica que fica muito próxima de Manaus, é o Arquipélago de Anavilhanas com cerca de 400 ilhas entre as curvas labirínticas do escuro rio Negro. Espere encontrar muitos pássaros por lá, incluindo papagaios, beija-flores e corujas, além de uma vasta fauna aquática, com animais como o boto tucuxi, o peixe-boi, o boto-vermelho e a ariranha.

Como chegar - Manaus é uma das principais portas de entrada para a Amazônia, além de Santarém e Alter do Chão, no Pará. O mais comum é ficar alguns dias na cidade e fazer tour pela floresta, que inclui dias de hospedagem mata adentro. Quando você contrata uma empresa para fazer o seu tour na região, ela geralmente se encarrega de reservar e te levar até a pousada na floresta.
O mínimo recomendado são cinco dias, sendo três deles exploratórios, para conhecer a floresta, e outros dois com foco em Manaus. Importante para a sua programação: entre os meses de dezembro e março há muitas chuvas e as águas dos rios começam a subir. A Latam tem opções de voos partindo de Campo Grande para Manaus e outras cidades amazônicas. Faça suas buscas e boa viagem.