Novo Peugeot 3008 chega ao Brasil com novo visual e mais tecnologia
O Peugeot 3008 desembarca no Brasil quase um ano depois da Europa com as mesmas novidades de lá, porém não recebeu o novo motor 1.6 turbo nem mesmo uma versão híbrida por enquanto.
O modelo é produzido com a plataforma EMP2, a mesma utilizada na variante de 7 lugares 5008, na linha DS e parte da Citroën, o novo Peugeot 3008 2022 segue sem alteração em suas dimensões, com 4.447 mm de comprimento, 1.841 mm de largura, 1.625 mm de altura e com um entre-eixos de 2.675 mm, enquanto seu porta-malas tem capacidade para 520 litros.
Entre as novidades, o destaque para a última geração do PEUGEOT i-Cockpit® 2.0 equipado com um novo painel de instrumentos com visualização de alta qualidade e uma nova tela sensível ao toque de 10 polegadas de alta definição para a GT Pack e de 8” para a versão Griffe.
No visual, os faróis dianteiros foram redesenhados e contam com tecnologia LED nos dois níveis de acabamento, com um prolongamento de DRL na forma de presa, e com a extremidade cromada. Essa assinatura luminosa está alinhada com o estilo atual da Peugeot.
Na traseira, as novas lanternas adotam a tecnologia Full LED (inclusive para a luz de ré), exibindo garras 3D que tornam a assinatura luminosa mais incisiva. As setas de direção são do tipo “scrolling”, enquanto as lanternas são recobertas com acabamento em black piano, que se estende por toda a largura da tampa do porta-malas de ambos os lados do veículo, aumentando visualmente a largura da traseira. Além disso, os emblemas GT (nos para-lamas dianteiros e na tampa do porta-malas) foram modernizados.
O modelo conta também com o sistema PEUGEOT DRIVER ASSIST PLUS - que se traduz em “auxílios à condução“ - evoluiu e passa a ser de última geração, complementando a oferta de tecnologias embarcadas:
▪ Piloto automático adaptativo e inteligente Stop & Go, que acrescenta a reaceleração automática do veículo no caso de paradas inferiores a 3 segundos. Caso contrário, a função pode ser reativada com um simples toque no pedal do acelerador ou na extremidade do comando sob o volante. Essa função é disponível no pack Drive Assist Plus;
▪ Correção e alerta de permanência em faixa (associado ao ACC Stop & Go), no qual o sistema orienta o condutor a permanecer na faixa e o orienta a manter as mãos no volante. Equipamento disponível no pack Drive Assist Plus;
▪ Active Safety Brake ou frenagem automática de emergência, que opera a partir de 5 a 140 km/h, detectando carros e pedestres, com alerta de risco de colisão;
▪ Leitor de novas sinalizações de velocidade com reconhecimento ampliado das placas (pare, contramão, ultrapassagem proibida, etc.).
Além disso tudo, o NOVO PEUGEOT 3008 oferece, ainda, uma gama completa de equipamentos de ajuda à condução e de conforto:
▪ Visiopark 1 com câmera traseira em 180°;
▪ Visiopark 2 com câmeras dianteira e traseira em 360°;
▪ PEUGEOT Park Assist, assistência ativa ao estacionamento em vagas paralelas ou transversais;
▪ Alerta de atenção do condutor, para monitorar a vigilância do condutor em trajetos longos e a velocidades superiores a 65 km/h, por meio da análise da trajetória em relação às marcações de solo;
▪ Assistência de farol alto, com comutação automática de faróis altos/baixos;
▪ Sistema ativo de vigilância de ponto cego (com correção de trajetória). Função disponível entre 12 e 140 km/h;
▪ Tampa do porta-malas com acionamento automático (mãos livres);
▪ Teto solar panorâmico;
▪ Bancos massageadores multipontos na versão GT Pack;
▪ Freio de estacionamento elétrico.
Embaixo do capô segue o já conhecido motor 1.6 THP de 165 cv com torque imponente de 24,5 kgfm que surge a apenas 1.400 rpm que, aliado à transmissão automática de seis velocidades, dão conta do recado.
O câmbio automático traz ainda o modo manual, possibilitando que as trocas de marchas através das aletas (paddle shifters). Com escalonamento preciso e trocas bem programadas, graças à tecnologia a tecnologia "Quickshift" (mudanças de marcha mais rápidas e excelente fluidez) –, o câmbio do NOVO PEUGEOT 3008 está totalmente preparado para o trânsito das cidades brasileiras.
Com três modos de condução, Normal, Eco e Esportivo, o novo 3008 consegue transitar entre a esportividade, economia e conforto. O balanço entre boa potência, torque e carroceria moderna resulta em ótimos números de consumo e diversão para todos a bordo. Isso possibilita à transmissão automática proporcionar ainda mais prazer de dirigir, ajustando as rotações das trocas de marchas de acordo com o modo de condução adotado pelo motorista.
O 3008 vendido na Europa adotou a nova geração do 1.6 THP, agora batizada como PureTech, entregando 180 cv e 25,5 kgfm. Ainda tem uma opção mais barata com o 1.2 turbo de 130 cv. Ambas estão descartadas para o Brasil. Existe também o 3008 Hybrid, variante híbrida plug-in com motor 1.6 turbo e nas versões de 225 cv, ou 300 cv e tração integral. InsideEVs Brasil apurou com exclusividade que esta opção está nos planos da marca, mas ainda sem uma previsão de lançamento.
O modelo será vendido com preços de R$ 229.990 na configuração Griffe e chega aos R$ 250.000 na GT Pack.
Peugeot 3008 Griffe 2022 (R$ 229.990): ar-condicionado digital automático de duas zonas, seis airbags, controles eletrônicos de estabilidade e tração, central multimídia com tela de 8”, porta-malas com abertura elétrica por gestões, carregador wireless para smartphones, seletor de modo de condução (Normal, Eco e Sport), painel de instrumentos digital de 12,3”, controle de cruzeiro adaptativo, Park Assist, câmera 360°, assistente de permanência em faixa, frenagem automática de emergência, bancos de couro e mais.
Peugeot 3008 GT Pack 2022 (R$ 249.990): Adiciona acabamento em preto brilhante para a grade dianteira, barras no teto e outros detalhes na carroceria, retrovisor interno sem borda, central multimídia com tela de 8”, sistema de som premium e bancos revestidos em Alcantara com ajuste eletrônico e massageador.