ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Alistamento Militar 2026 abre em janeiro e inclui mulheres pelo 2º ano

Inscrição vai de 1º de janeiro a 30 de junho e pode ser feita pela internet ou nas juntas militares

Por José Cruz | 17/12/2025 15:50
Alistamento Militar 2026 abre em janeiro e inclui mulheres pelo 2º ano
O alistamento pode ser feito também na Junta de Serviço Militar mais próxima da residência. (Divulgação)

A partir de 1º de janeiro, jovens que completam 18 anos em 2026 já poderão se alistar para o Serviço Militar. O prazo segue até 30 de junho e vale para todo o país. Para os homens, o procedimento continua obrigatório por lei. Já as mulheres poderão se inscrever de forma voluntária, pelo segundo ano consecutivo.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O alistamento militar para 2026 começa em janeiro, mantendo-se obrigatório para homens e voluntário para mulheres. O período de inscrições vai até 30 de junho, podendo ser realizado online ou presencialmente nas Juntas de Serviço Militar em todo o país. Para as mulheres, serão oferecidas 1.467 vagas distribuídas em 145 municípios de 21 estados e no Distrito Federal. Em 2025, o programa registrou 33,7 mil inscrições femininas, demonstrando crescente interesse, enquanto mais de 1 milhão de homens se alistaram no mesmo período.

O alistamento pode ser feito online, por meio do sistema oficial das Forças Armadas, inclusive por brasileiros que moram no exterior. Quem preferir o atendimento presencial poderá procurar, a partir de 2 de janeiro, a Junta de Serviço Militar mais próxima da residência.

Depois do período de inscrições, os candidatos passam, no segundo semestre de 2026, por etapas como seleção geral, designação e seleção complementar. A incorporação está prevista para 2027, com tempo inicial de serviço de um ano. Em alguns casos, há possibilidade de permanência nas Forças Armadas por períodos maiores, conforme interesse do militar e avaliação interna.

Segundo o Ministério da Defesa, o alistamento é a principal forma de renovação do efetivo das Forças Armadas e também cria uma reserva de pessoal que pode ser acionada em situações de emergência, defesa nacional ou apoio à população.

Vagas para mulheres

Criado em 2024, o modelo de serviço militar feminino terá, em 2026, 1.467 vagas disponíveis em todo o país — a maior parte no Exército, além de oportunidades na Aeronáutica e na Marinha. As vagas estão distribuídas em 145 municípios de 21 estados e no Distrito Federal.

A proposta, segundo o governo federal, é ampliar gradualmente a participação feminina. Durante o período de serviço, as selecionadas atuam em diferentes áreas e, em muitos casos, têm no Exército o primeiro vínculo formal de trabalho.

Em 2025, mais de 1 milhão de homens se alistaram para o Serviço Militar. Entre as mulheres, foram 33,7 mil inscrições, número que o Ministério da Defesa considera um indicativo do interesse crescente pelo programa.