Modalidade pesque e solte é liberada nos rios Paraguai e Paraná
Atividade está autorizada apenas nas calhas das vias fluviais e seguindo regras ambientais

A pesca esportiva na modalidade pesque e solte foi liberada nas calhas dos rios Paraguai e Paraná, em Mato Grosso do Sul, a partir deste domingo (1º). A autorização segue o que prevê o Decreto Estadual nº 15.166, de 21 de fevereiro de 2019, e marca o início da temporada de turismo de pesca esportiva em municípios do Estado, como Corumbá.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Apesar da liberação, o período de defeso das espécies continua em vigor em todo o Mato Grosso do Sul. Com isso, está proibida a pesca nos rios do Estado até o dia 29 de fevereiro de 2026, conforme estabelece a legislação, estando em vigor desde 5 de novembro de 2025. Durante esse intervalo, a pesca só é permitida nas exceções previstas em lei, como o pesque e solte.
- Leia Também
- Último fim de semana antes da proibição da pesca movimenta pesqueiros de MS
- Com festival de pesca, Corumbá quer fortalecer campanha pelo pesque e solte
A modalidade é autorizada exclusivamente nas calhas dos rios Paraguai e Paraná e exige o cumprimento de regras específicas. Entre elas, estão o uso obrigatório de anzóis sem farpa, para reduzir ferimentos nos peixes, a devolução do animal no mesmo local da captura e a posse de autorização ambiental para a prática da modalidade esportiva.
A prefeitura de Corumbá celebrou a abertura da temporada de pesque e solte, afirmando que o segmento é uma forma de conciliar conservação ambiental, geração de renda e fortalecimento do turismo sustentável. O município destaca que a atividade é estratégica e promove desenvolvimento econômico aliado à preservação ambiental e ao respeito ao bioma pantaneiro.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

